Como ocorre o crescimento ósseo longitudinal?

Índice

Como ocorre o crescimento ósseo longitudinal?

Como ocorre o crescimento ósseo longitudinal?

Durante a fase de crescimento, além da mineralização ocorrer ao longo de todo o osso, os núcleos específicos da cartilagem de conjugação localizados nas epífises dos ossos longos também são mineralizados, viabilizando o crescimento longitudinal.

Qual estrutura é responsável pelo crescimento longitudinal do osso?

O disco epifisário é constituído por um disco cartilaginoso que não foi penetrado pelo osso em expansão e que será responsável, de agora em diante, pelo crescimento longitudinal do osso.

Que eventos sinalizam a finalização do crescimento longitudinal de um osso longo?

osso em expansão e que será responsável, de agora em diante, pelo crescimento longitudinal do osso. Assim o disco fica entre o tecido ósseo das epífises e o da diáfise. Seu desaparecimento por ossificação determina a parada do crescimento longitudinal dos ossos, que ocorre com aproximadamente 20 anos de idade.

Como ocorre o crescimento ósseo transversal?

Há dois tipos de movimentos durante o crescimento: o deslizamento e o deslocamento. O deslizamento é o movimento gradual da área de crescimento ósseo provocado pela combinação dos processos de aposição e reabsorção óssea (remodelação óssea). O deslocamento é o movimento de todo o osso como uma unidade (Fig. 1.1).

Onde se inicia o crescimento dos ossos no organismo?

Inicialmente, a ossificação se inicia a partir de determinados pontos chamados "pontos de ossificação". Posteriormente, quando o osso encontra-se delineado, o seu crescimento se faz em comprimento por intermédio da cartilagem de conjugação. Esta se encontra situada entre a epífise e a diáfise dos ossos longos.

Como ocorre o crescimento nos ossos longos?

Crescimento nos ossos longos . A ossificação endocondral ocorre na formação de ossos longos, como os das pernas e os dos braços. Nesses ossos, ...

Como são formadas os ossos longos?

Nos ossos longos, as extremidades ou epífises são formadas por osso esponjoso com uma delgada camada superficial compacta. A diáfise (parte cilíndrica) é quase totalmente compacta, com pequena quantidade de osso esponjoso na sua parte profunda, delimitando o canal medular.

Quais os pontos de ossificação dos ossos longos?

Os ossos longos possuem 3 pontos de ossificação. Um para a diáfise e dois para as epífises. Entre a epífise e a diáfise, a cartilagem permanece neste estado por muito tempo e é conhecida por disco epifiseal (cartilagem de crescimento ou metáfise). É o movimento gradual da área óssea que está em crescimento.

Qual a zona de repouso do osso?

Em toda extensão da reta 1, observamos a Zona de repouso. As células circuladas em 2 são os condrócitos, podemos notar que não possuem qualquer alteração morfológica. Em extensão da reta 3 já nota-se a Zona seriada, onde os condrócitos estão formando fileiras paralelas de células achatadas e no eixo longitudinal do osso.

Postagens relacionadas: