Como ocorre a alfabetização do aluno surdo?
Índice
- Como ocorre a alfabetização do aluno surdo?
- Como é feita a alfabetização em libras?
- O que é alfabetização de surdos?
- Como deve ser respeitada a alfabetização do surdo?
- Como fazer a alfabetização de crianças surdas?
- Quais são os instrumentos para a alfabetização do sujeito surdo?
- Qual o processo de alfabetização do aluno?
Como ocorre a alfabetização do aluno surdo?
A criança surda precisa aprender duas línguas para se alfabetizar, primeiramente, precisa aprender sua língua natural: língua de sinais, e aprender a língua portuguesa na modalidade escrita, para poder interagir e se incluir no mundo letrado.
Como é feita a alfabetização em libras?
O método para se alfabetizar em libras é a memorização. A alfabetização através da memorização ocorre porque a professora capacitada mostra a figura e mostra o sinal, dessa forma o aluno irá aprendendo através da memorização todos os sinais.
O que é alfabetização de surdos?
Diante do processo de alfabetização, conclui-se que o surdo não é alfabetizado como os demais ouvintes, mas passa por um processo que chamamos de “letramento”. Destaca-se nessa aprendizagem a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), considerando-o bilinguismo.
Como deve ser respeitada a alfabetização do surdo?
Portanto, a alfabetização do surdo tanto na língua materna dele, que é a Libras, como no Português, a língua na qual se comunicam com a sociedade, devem ser respeitadas como um individuo diferente apenas e não inferior aos demais.
Como fazer a alfabetização de crianças surdas?
Ao pensarmos na alfabetização de crianças surdas nos deparamos com a dificuldade do estabelecimento da relação grafema-fonema, pois, eles não dominam a língua oral naturalmente. Para os ouvintes, as pessoas devem aprender a escrever a Língua Portuguesa utilizando como base a oralidade.
Quais são os instrumentos para a alfabetização do sujeito surdo?
Principais instrumentos para a alfabetização e letramento do sujeito surdo: LIBRAS: Começou a ser utilizada no Brasil na década de 90, e de lá para cá, passou a ser reconhecida como uma das línguas oficiais do Brasil em 2002.
Qual o processo de alfabetização do aluno?
Uma tarefa que não é nada fácil” (Ferreiro, 2000, p.61). Assim, o processo de Alfabetização do aluno surdo varia de acordo com cada necessidade do aluno.