Como é feito o tratamento da água no Rio de Janeiro?

Índice

Como é feito o tratamento da água no Rio de Janeiro?

Como é feito o tratamento da água no Rio de Janeiro?

A água chega na ETA Guandu barrenta e turva, e sai pura e cristalina após passar por várias etapas como a coagulação química, floculação, decantação, filtração, clarificação, desinfecção com cloro e finalmente fluoretação.

O que tem na água do Rio de Janeiro?

Entre os principais problemas que ameaçam a qualidade da água dos moradores do Rio de Janeiro está a geosmina, uma substância orgânica produzida por algas e que, segundo a Cedae, não representa nenhum risco à saúde dos consumidores.

Como escolher o sistema de abastecimento de água?

Baseado nessas informações, se projeta o sistema para atender a população por muitos anos com qualidade. A escolha do manancial é uma etapa fundamental no planejamento de um sistema de abastecimento de água.

Como se dá o abastecimento de água em um rio?

O abastecimento de água em um rio se dá pela água vinda das nascentes do próprio rio, pela água da chuva e pelos seus afluentes. Os afluentes de um rio são as correntes de água que desaguam neste.

Qual é o sistema de abastecimento de água pública?

Em locais onde não existem um sistema de abastecimento de água pública, a obtenção da água pode ser feita via poço artesiano. Um sistema de abastecimento de água consiste no conjunto de obras, equipamentos e serviços com o objetivo de levar água potável para uso no consumo doméstico, indústria, serviço público, entre outros.

Por que o abastecimento de água é sujeita ao licenciamento?

Segundo a Resolução Conama nº 5, de 15 de junho de 1988 qualquer sistema de abastecimento de água que ultrapasse 20% da vazão mínima de um corpo hídrico e que modifiquem as condições físicas e/ou bióticas estão sujeitas ao licenciamento.

Postagens relacionadas: