O que pode causar a isquemia?

Índice

O que pode causar a isquemia?

O que pode causar a isquemia?

A isquemia em uma parte do cérebro leva ao acidente vascular cerebral (AVC), conhecido como "trombose" (embora nem sempre seja causada por trombos, pode ser também por estenose (estreitamento e/ou bloqueio de uma artéria). Nos membros pode causar gangrena e necessitar amputação. No pulmão pode levar a embolia pulmonar.

Quais são os sintomas de uma isquemia?

Os sintomas da isquemia cerebral podem durar desde segundos até períodos mais longos e podem ser:

  • Perda da força nos braços e pernas;
  • Tonturas;
  • Formigamento;
  • Dificuldade em falar;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea e vomito;
  • Pressão alta;
  • Falta de coordenação;

Quais os mecanismos que podem levar a lesão celular?

A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.

Quais os mecanismos de lesão celular?

A lesão celular é resultante de diferentes mecanismos bioquímicos que agem em vários componentes celulares essenciais. Os componentes celulares que mais frequentemente são lesados por estímulos nocivos incluem as mitocôndrias, as membranas celulares, a maquinaria de síntese e empacotamento de proteínas e o DNA.

O que é reperfusão?

Nome dado ao fenômeno do retorno sanguíneo a um órgão ou tecido depois de um período de isquemia (período em que falta oxigênio e entrega de nutrientes).

O que é reperfusão miocárdica?

A reperfusão coronária tem sido o método proposto para o tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM), visando diminuir a área de infarto, manter a função ventri- cular e reduzir a morbimortalidade.

Quais são os mecanismos da lesão de isquemia-reperfusão?

Mecanismos da lesão de isquemia-reperfusão Paradoxos do cálcio e do oxigênio - A lesão de isquemia-reperfusão, em um passado recente, foi relacio- nada, classicamente, a dois fenômenos: o paradoxo do cál- cio e o paradoxo do oxigênio.

Quais são as consequências da hipóxia?

As alterações do sistema nervoso central representam as principais consequências da hipóxia, levando ao comprometimento dos movimentos do corpo e prejudicando as atividades como andar, falar, comer e enxergar.

Qual a causa mais frequente de isquemia?

– Obstrução da luz vascular, que é a causa mais frequente de isquemia. Chamados também de causas Angiomecânicas e Angioespastícas. Intrínsecas: Obstrução pelo lado de dentro do vaso (trombo, aterosclerose), e Extrínseca: obstrução ou compressão pelo lado de fora do vaso (edema, tumores, hematomas).

Quais são as terapias para a isquemia?

Baixamente sensíveis (desenvolvem lesões irreversíveis depois de horas ou dias), ex: pele, nervos periféricos e musculatura estriada). Algumas terapias podem atuar na proteção de órgãos das lesões de isquemia/reperfusão.

Postagens relacionadas: