Como se dá a formação dos rios?
![Como se dá a formação dos rios?](https://i.ytimg.com/vi/ZK7c8bzCmLI/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBmWZiNhjNylqr-TZepVq0bwwg60Q)
Como se dá a formação dos rios?
Eles surgem principalmente devido à ação das águas da chuva. Parte delas se infiltra pelas áreas mais permeáveis e outra parte escorre pela superfície em direção aos terrenos mais baixos, formando pequenos filetes que, à medida que se juntam, criam fios maiores, pequenos riachos e, finalmente, rios.
Como é a maior parte dos rios?
A maior parte dos rios brasileiros é de planalto, apresentando-se encachoeirados e permitindo, assim, o aproveitamento hidrelétrico. As bacias Amazônica e do Paraguai ocupam extensões de planícies, mas as bacias hidrográficas do Paraná e do São Francisco são tipicamente de planalto.
Como ocorre o assoreamento dos rios?
O processo de assoreamento ocorre especialmente nas áreas urbanas, onde a retirada da cobertura vegetal das margens dos rios acontece com mais frequência e intensidade.
Por que os rios são erosivos?
Podem ser formados pela ação erosiva e de deposição dos rios. Ao longo do seu curso, nas curvas que fazem, os rios erodem um lado da margem e depositam sedimentos na outra margem. Depois de muitos anos erodindo e depositando material, as curvas e o curso do rio se alteram.
Quais as consequências do assoreamento de rios e lagos?
As consequências do assoreamento de rios e lagos podem ser sentidas diretamente pela sociedade. Os rios perdem a capacidade de navegação, haja vista que os bancos de areia que se formam atrapalham a passagem das embarcações, além de diminuírem a velocidade da vazão.
Quais são as medidas mais recomendadas para a preservação dos rios?
O cultivo e a preservação de matas ciliares são as medidas mais recomendadas, pois barram a entrada de objetos sedimentares nos rios e conservam o solo das margens, evitando erosões fluviais. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja: PENA, Rodolfo F. Alves. "Assoreamento de rios"; Brasil Escola.