Como é o processo de hipertrofia muscular?
Como é o processo de hipertrofia muscular?
A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga imposta. Ou seja, trata-se de uma resposta fisiológica resultante de uma adaptação celular frente a uma maior exigência de trabalho.
Como se dá o processo de crescimento muscular?
Com os exercícios, os músculos ficam lesionados e as proteínas neles presentes se degradam, o que traz um processo inflamatório. O ganho de massa muscular acontece com a reposição dessas proteínas degradadas, aliada a uma alimentação para repô-las.
Qual o resultado da hipertrofia muscular?
A hipertrofia muscular corresponde ao aumento da massa muscular que é o resultado do equilíbrio entre três fatores: prática de exercício físico intenso, alimentação adequada e descanso.
Por que o dano muscular é importante para a hipertrofia?
Ainda neste quesito, Bosco (2000) afirma que o dano muscular é um fator muito importante para o processo de hipertrofia. No entanto, ao contrário do que se acreditava há alguns anos atrás, vários outros fatores possuem também papel determinante no aumento da secção transversa das fibras musculares.
Como ocorre a hipertrofia no treino?
Num primeiro momento, o corpo entende o exercício como um agente estressor. Depois do treino, com o descanso e alimentação adequados, ocorre a fase de anabolismo, conhecida também como fase de síntese de proteínas nos músculos. Para quem não manja nada do assunto, a hipertrofia não acontece no estágio inicial do treinamento.
Como ocorre o processo de hipertrofia?
O processo de hipertrofia, segundo BOMPA (2000) está associado à síntese de diversos mecanismos contráteis, relacionado diretamente a componentes celulares. Ainda neste quesito, Bosco (2000) afirma que o dano muscular é um fator muito importante para o processo de hipertrofia.