Quais são as etapas do processo de licitação?
![Quais são as etapas do processo de licitação?](https://i.ytimg.com/vi/FAmqWnJBuE4/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLC2PXGNmorLaCugV86U2P-0SkUsiw)
Quais são as etapas do processo de licitação?
As etapas do procedimento licitatório – lei 8.666/1993
- Audiência Pública. ...
- Edital. ...
- Antecedência mínima do edital. ...
- Impugnação administrativa do Edital. ...
- Carta-convite. ...
- Comissão de Licitação. ...
- Habilitação dos licitantes. ...
- Julgamento das propostas.
Quando ocorre a licitação?
Quando os administradores de órgãos governamentais precisam comprar, locar ou contratar produtos, obras ou serviços, é necessária a realização de um processo chamado de Licitação.
Quais são as fases internas da licitação?
Fase interna da licitação
- Requisição do objeto;
- Estimativa do valor;
- Autorização da despesa;
- Elaboração do edital, convite ou instrumento de contratação direta;
- Análise jurídica do instrumento;
- Publicação na Imprensa Oficial.
Qual é a licitação?
Em um contexto geral, a licitação é um procedimento formal de competição entre empresas que desejam oferecer seus serviços a organizações públicas. Trata-se de um processo realizado de forma pública e transparente e que precisa obedecer a alguns princípios básicos.
Como é o processo licitatório?
Apesar da grande variedade de modalidades, tipos e princípios, o processo licitatório é relativamente simples, pois tem como objetivo abrir a concorrência moral e legal para a contratação de uma empresa pelo poder público. É um dos instrumentos legais que garante a igualdade e a transparência nas relações comerciais da Administração Pública.
Qual a primeira etapa da licitação?
Após a publicação do edital inicia-se a fase externa da licitação e sua primeira etapa é conhecida como habilitação. A habilitação consiste em uma verificação dos requisitos daqueles interessados e dos documentos exigidos.
Como escolher a modalidade da licitação?
A escolha da modalidade da licitação se dá através de análise da legislação e o respeito ao princípio da legalidade tributária. Após a escolha pela administração pública da modalidade mencionada, é hora de analisar o instrumento convocatório para aquele tipo de licitação.