Como entrar com processo de assédio moral?

Índice

Como entrar com processo de assédio moral?

Como entrar com processo de assédio moral?

Procure manter a comunicação via e-mail, ou na presença de outras pessoas. Outra providência a ser tomada é buscar o RH ou a ouvidoria da empresa e relatar o ocorrido. Caso a empresa não tome providência, é possível que o empregado relate o assédio sofrido ao sindicato, ou mesmo ao Ministério Público.

Quais as formas de manifestação de assédio?

Diversas são as formas de manifestação do assédio moral, como por exemplo, tratar com rigor excessivo, atribuir tarefas inúteis, degradantes ou superiores à capacidade intelectual ou física do empregado, rebaixamento funcional, invasão da privacidade e intimidade, divulgando questões pessoais e sujeitando o empregado a ...

Como conceituar o assédio moral?

Considerando as leis estaduais e a posição doutrinária a respeito do tema, podemos conceituar o assédio moral como “toda ação, gesto ou palavra, praticada de forma repetitiva que tenha por objetivo ou efeito atingir a autoestima e a autodeterminação do trabalhador, com danos ao ambiente de trabalho, à sua evolução e à sua carreira”.

Por que o assédio moral caracteriza-se?

Tão antigo quanto o trabalho, o assédio moral caracteriza-se por condutas que evidenciam violência psicológica contra o empregado.

Por que o dano moral é consequência do assédio moral?

A verdade é que o dano moral é o dano extra patrimonial, portanto, uma consequência do assédio moral sofrido seja ele moral ou sexual.

Como lidar com o assédio moral no trabalho?

Como lidar com o assédio moral no trabalho? Saiba que toda empresa é obrigada a responder pelas atitudes dos seus funcionários. Uma das obrigações das organizações é garantir um bom ambiente de trabalho, evitando situações de assédio. Desta forma, uma vez provado o assédio moral, em uma empresa séria o agressor pode ser demitido por justa causa.

Postagens relacionadas: