Quais os aspectos da categoria subjetividade na Psicologia Social?
Índice

Quais os aspectos da categoria subjetividade na Psicologia Social?
A psicologia social utiliza frequentemente esse conceito de subjetividade e seus derivados como formação da subjetividade ou subjetivação. ... Do ponto de vista da sociologia, a subjetividade se refere ao campo de ação e representação dos sujeitos – sempre condicionados a circunstâncias históricas, políticas e culturais.
O que é a subjetividade na Psicologia Social?
Entende-se subjetividade como um processo no qual o sujeito se apresenta como resultado da convergência de vetores de produção que ganha forma ao se conectar a múltiplos elementos como as relações familiares, a mídia, a cultura, a arte, a violência social, entre outros.
Como isso acontece com a subjetividade?
Pois bem, tudo isso acontece sem um padrão definido e sofre influências da cultura, educação, religião e experiências adquiridas ao longo de nossas vidas. Dessa forma, expomos nossa subjetividade quando expressamos nosso ponto de vista pessoal, de acordo com aquilo que conhecemos e vivemos no dia a dia.
Como ocorre a construção da subjetividade?
Assim, podemos entender que a construção da subjetividade acontece, também, através da relação de trabalho, onde fatores como cultura organizacional, hábitos, costumes, modelo de gestão, estilo de liderança, tecnologia, maturidade, podem interferir na formação dos profissionais quanto indivíduos.
Como a subjetividade é compreendida?
O artigo tem por objetivo discutir como a subjetividade, individualidade, personalidade e identidade são compreendidas a partir da psicologia histórico-cultural. Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.
Como a subjetividade pode ser aplicada na vida profissional?
Entenda como a Subjetividade pode ser aplicada na vida pessoal e profissional. Você sabia que a subjetividade representa tudo aquilo que se passa no íntimo do indivíduo? E que ela influencia a maneira como enxergamos o mundo, demonstramos nossos sentimentos, criamos conclusões sobre as coisas?