Como osteoblastos e osteoclastos participam do processo de remodelação óssea?

Índice

Como osteoblastos e osteoclastos participam do processo de remodelação óssea?

Como osteoblastos e osteoclastos participam do processo de remodelação óssea?

Ouça em voz altaPausarOs osteoblastos são responsáveis não só pela formação da matriz óssea mas também pela sua mineralização. Estas células regulam também os processos de reabsorção, funcionando como receptores e transmissores de sinais para a remodelação óssea.

Quais são as células ósseas responsáveis por fazer a remodelação óssea?

Ouça em voz altaPausarOsteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea.

Qual a função dos osteoclastos nos processos de fratura óssea?

Ouça em voz altaPausarOs Osteoclastos são células originárias do tecido hematopoiético, sendo derivadas de colônias de células formadoras de macrófagos. Sua função básica é a de reabsorção da matriz óssea óssea, além da regeneração e da remodelação do tecido ósseo.

Quais os fatores que estimulam a mineralização óssea?

Ouça em voz altaPausarEntre os fatores influenciadores nutricionais, merecem destaque o fosfato e o magnésio, que, juntamente com o cálcio, mantêm a integridade estrutural do esqueleto.

Como ocorre a reabsorção e remodelação óssea?

Reabsorção e remodelação óssea. ODONTOLOGIA. 13. O processo de remodelação óssea ocorre através da reabsorção e da formação óssea, dois processos intermediados respectivamente pelos osteoclastos e osteoblastos. Durante a reabsorção, a estrutura óssea é dissolvida e digerida pelos ácidos e enzimas produzidos pelos osteoclastos.

Como ocorre a remodelação dos ossos?

Como consequência, há um acúmulo de parte inorgânica da matriz. Em alguns indivíduos idosos, esse processo causa uma fragilização dos ossos, que se tornam mais susceptíveis a fraturas. O uso de aparelhos ortodônticos é um exemplo de remodelação dos ossos, neste caso, resultando na remodelação da arcada dentária.

Por que a remodelação óssea é autoimunidade?

A remodelação óssea foi já, ela própria, considerada como um processo inflamatório ou uma forma altamente controlada e especializada de autoimunidade sendo as áreas de tecido ósseo danificado reconhecidas como non-self11-18.

Como ocorre o processo de regeneração óssea?

O processo de regeneração óssea pode ocorrer também por meio do uso de procedimentos cirúrgicos como a distração osteogênica (TAY et al., 1998).

Postagens relacionadas: