Quais são os dois tipos de transpiração?

Quais são os dois tipos de transpiração?
A transpiração pode ocorrer através dos estômatos, sendo definida como transpiração estomática (Te), mas também pode ocorrer através da cutícula , que é uma camada de cera que está na superfície da folha, para evitar excesso de perda d"água pelo vegetal, definida como transpiração cuticular (Tc).
Por que a transpiração é ruim para a planta?
Para resolver essa questão, algumas plantas realizam suas trocas gasosas durante a noite. → A transpiração é um processo ruim para a planta? A transpiração, se ocorrer em excesso, pode ser extremamente prejudicial, pois a perda exagerada de água pode levar a planta à desidratação.
Como ocorre a transpiração das folhas?
A água é absorvida pela raiz e conduzida pelo xilema até as folhas. Chegando lá, ocorre a saída dessa água na forma de vapor, processo conhecido como transpiração. À medida que as partes aéreas (principalmente as folhas) transpiram, novas moléculas de água são absorvidas, permitindo um fluxo contínuo na planta.
Quais os fatores que influenciam a transpiração?
A transpiração também é importante para garantir a circulação de seiva bruta no corpo da planta, uma teoria chamada de tensão-coesão. De acordo com essa teoria, a água do xilema é praticamente puxada para repor a água perdida na transpiração. → Fatores que influenciam a taxa de transpiração
Qual o órgão encarregado de realizar transpiração nos vegetais?
Portanto, o principal órgão encarregado de realizar transpiração nos vegetais é a folha, cuja morfologia e fisiologia passaram por adaptações evolutivas, provavelmente iniciadas desde o período Siluriano, certamente devido ao intenso vigor de um tempo seco.