Como é feito o refino do petróleo resumo?

Índice

Como é feito o refino do petróleo resumo?

Como é feito o refino do petróleo resumo?

O refino do petróleo consiste, basicamente, na separação das suas moléculas através do aumento da temperatura a que é submetido. Esse processo elimina ou pelo menos diminui a quantidade de impurezas, devendo ser executado, esse procedimento, dentro de rígidas normas técnicas de qualidade e segurança.

Quais são os processos usados para fazer o refino do petróleo?

São eles: destilação fracionada, destilação a vácuo, craqueamento térmico ou catalítico e reforma catalítica.

Como ocorre o processo de derivação do petróleo?

Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Em cada nível há um recipiente que coleta um determinado subproduto do petróleo.

Como podemos classificar os derivados do petróleo?

Derivados do petróleo

  1. Gás de petróleo: usado para aquecimento e na indústria.
  2. Gás liquefeito de petróleo: usado na cozinha.
  3. Nafta: matéria-prima para a indústria petroquímica e também transformado em gasolina.
  4. Gasolina: utilizada como combustível.
  5. Querosene: usado como combustível para turbinas a jato.

Quais as etapas do processo de refino do petróleo?

Etapas do processo de refino do petróleo. Após ser extraído, o petróleo bruto chega até as refinarias de petróleo por meio de oleodutos e navios para que ocorra a separação e purificação dos componentes. Plataforma de extração de petróleo. Ao ser recebido na refinaria, o petróleo passa inicialmente pelos processos de decantação e filtração.

Quais são os componentes obtidos no refino de petróleo?

Os principais componentes obtidos no refino são: gás natural, gás liquefeito de petróleo – GLP, gasolina e nafta. Após ser extraído, o petróleo bruto chega até as refinarias de petróleo por meio de oleodutos e navios para que ocorra a separação e purificação dos componentes.

Por que o petróleo é usado na Refinaria?

Utiliza-se também da filtração para remover impurezas maiores, tais como areia, argila e pedaços de rochas. O petróleo é composto por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, por isso, ele é enviado para as refinarias a fim de que seus componentes sejam separados e tenham um melhor aproveitamento.

Qual a diferença entre refinamento do petróleo e petróleo?

Por isso, o refinamento do petróleo isola frações, ou seja, grupos com um número menor de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos que possuem massas molares próximas. Portanto, a diferença básica entre essas frações do petróleo é a quantidade de átomos de carbono presentes em suas moléculas.

Postagens relacionadas: