Como é o mecanismo de funcionamento da plaina limadora de acionamento mecânico?

Índice

Como é o mecanismo de funcionamento da plaina limadora de acionamento mecânico?

Como é o mecanismo de funcionamento da plaina limadora de acionamento mecânico?

A plaina limadora é uma máquina ferramenta cujo movimento principal é obtido através da alternância retilínea do cabeçote. O movimento rotativo do motor é transformado em retilíneo-alternado por meio de uma roda dentada (Volante), um balancim oscilante (travessão) e uma castanha.

Como se fixa a peça para usinagem com plaina limadora?

A ferramenta exerce uma pressão muito forte sobre a peça. A fixação de peças pequenas é feita através de morsa com auxílio de cunhas e calços. As peças maiores são presas diretamente sobre a mesa por meio de grampos, cantoneiras e calços.

O que é processo de aplainamento quais são os tipos de plainas?

As operações de aplainamento são realizadas com dois tipos de máquinas: A Plaina limadora, que por sua vez pode ser: - Plaina Horizontal - Plaina Vertical E a Plaina de mesa A Plaina Limadora é a máquina responsável por produzir o movimento de corte; a peça tem apenas pequenos avanços transversais.

Quais as partes de uma plaina limadora?

COMPONENTES DA PLAINA LIMADORA 5 3.1 CABEÇOTE 5 3.2 ACIONAMENTO PRINCIPAL 6 3.3 ACIONAMENTO DO AVANÇO 8 3.4 FERRAMENTAS DA CORTE 9 4. VELOCIDADE DE CORTE 11 5. DETERMINAÇÃO DO AVANÇO E PROFUNDIDADE DE CORTE 13 6.

O que é aplainamento o que caracteriza o corte na plaina?

O aplainamento é uma operação de usinagem que utiliza uma plaina, equipamento que corta o material usando uma ferramenta de corte com movimentos de alternativos montada sobre um torpedo. ... Isso é possível porque o conjunto no qual está o porta-ferramenta pode girar e ser travado em qualquer ângulo.

Quais as características da plaina limadora?

A plaina limadora (figura 1) é uma máquina que realiza operações de esquadrejamento, canais, estrias, rebaixos e chanfros. Ela originalmente é constituída de uma mesa para fixação das peças, esta apresenta movimentos no sentido transversal e vertical através de fusos ligados a manivelas.

Que tipos de superfícies podem ser obtidos por usinagem com plaina limadora?

Quanto às operações, a plaina limadora pode realizar estrias, rasgos, rebaixos, chanfros, faceamento de topo em peças de grande comprimento. Isso é possível porque o conjunto no qual está o porta-ferramenta pode girar e ser travado em qualquer ângulo.

Qual tipo de plaina é utilizada para o aplainamento de superfícies internas tais como rasgo de chaveta?

Plaina limadora vertical faz o aplainamento de superficies internas de furos, como rasgos de chaveta, em perfis variados. A plaina limadora horizontal é usada para usinar peças de tamanho médio ou pequeno, como uma régua de ajuste, pois seu curso máximo é em torno de 600 mm.

Como é feito o aplainamento?

O aplainamento é uma operação de usinagem que utiliza uma plaina, equipamento que corta o material usando uma ferramenta de corte com movimentos de alternativos montada sobre um torpedo. Sua principal função é remover irregularidades da superfície plana.

O que é uma plaina Limadora?

A plaina limadora (figura 1) é uma máquina que realiza operações de esquadrejamento, canais, estrias, rebaixos e chanfros.

Postagens relacionadas: