Como resolver uma dízima periódica simples e composta?

Índice

Como resolver uma dízima periódica simples e composta?

Como resolver uma dízima periódica simples e composta?

Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.

Como encontrar a geratriz de uma dízima periódica composta?

Para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica composta, basta inserir no: NUMERADOR: o resultado da subtração entre o número formado pela junção do antiperíodo com o período e o número formado somente pelo antiperíodo (intruso).

Quais os conceitos de fração geratriz?

Para tratarmos do assunto referente à fração geratriz, precisamos relembrar os conceitos de: dízima, dízima periódica simples e dízima não periódica. Isso porque a fração geratriz é obtida por meio das dízimas periódicas.

Quais são os números decimais periódicos?

Os números decimais periódicos apresentam um ou mais algarismos que se repetem infinitamente. Esse algarismo ou algarismos que se repetem representam o período do número. Quando o parte decimal é composta apenas pelo período, a dizima é classificada como simples.

Qual é a divisão de uma fração?

Dízima é toda fração cuja divisão não resulta em um número decimal exato, ou seja, a divisão da fração irá gerar um número com infinitas casas decimais. Veja alguns exemplos: 0,34567... 2,33333...

Qual a diferença entre decimal exato e decimal periódico?

Diferença entre Transformar Decimal Exato e Decimal Periódico em Fração. Transformar Dízima Periódica Simples em Fração - Caso Específico.

Postagens relacionadas: