O que é concordância verbal e nominal de exemplos?

Índice

O que é concordância verbal e nominal de exemplos?

O que é concordância verbal e nominal de exemplos?

Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos diante de um caso de concordância verbal. ... Já, quando os substantivos (regras e exemplos) concordam com o adjetivo (complicados), estamos diante de um caso de concordância nominal.

Como acertar a concordância verbal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Como identificar a concordância nominal?

A concordância nominal trata especificamente da concordância de gênero e número que deve ocorrer entre um nome (o substantivo) e os outros termos da sentença que o modificam (adjetivos, artigos, pronomes e até mesmo numerais).

Quais são os tipos de concordância verbal?

Veja também

  • Concordância verbal com o verbo parecer.
  • Concordância verbal com verbos no infinitivo.
  • Concordância verbal com o verbo ser.
  • Concordância verbal com sujeito composto.
  • Concordância verbal com sujeito simples.
  • Concordância verbal com os verbos dar, bater e soar.
  • Concordância verbal com a partícula se.

Qual a concordância com a gramática?

1. (Mackenzie) Há uma concordância inaceitável de acordo com a gramática: I. Os brasileiros somos todos eternos sonhadores. II. Muito obrigadas! – disseram as moças. III. Sr. Deputado, V. Exa. Está enganada. IV. A pobre senhora ficou meio confusa. V. São muito estudiosos os alunos e as alunas deste curso. Alternativa c: apenas em III. 2.

Qual a concordância com o substantivo?

Estabelecem concordância com o substantivo na presença de um artigo, mas permanecem invariáveis no masculino singular na ausência. Ex.: É proibida a entrada. / É proibido entrada.

Quais são os tipos de concordância?

Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos. Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância: Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos diante de um caso de concordância verbal.

Postagens relacionadas: