O que é lançamento de imposto por homologação?
Índice
- O que é lançamento de imposto por homologação?
- São tributos com lançamento por homologação?
- Que tipo de condição se tem no lançamento por homologação é como se efetiva a homologação?
- Qual a principal característica do lançamento por homologação?
- O que é lançamento por homologação e qual o prazo que o fisco tem para homologar?
- Qual a diferença entre o lançamento por declaração e lançamento por homologação?
- Qual o prazo para o pagamento dos tributos cujo lançamento se dá por homologação?
- O que é lançamento por homologação e qual o prazo que o Fisco tem para homologar?
- Quando se verifica a homologação expressa?
- Quais são as características do lançamento tributário?
- Qual o prazo para a homologação?
- Qual a palavra-chave do lançamento por homologação?
- Por que a homologação dirige-se ao pagamento?
- Qual o prazo para a homologação do crédito?

O que é lançamento de imposto por homologação?
O lançamento por homologação, previsto no art. 150 do CTN, é modalidade em que o sujeito passivo possui o dever de antecipar o pagamento do tributo, sem prévio exame da autoridade administrativa, o qual ficará sujeito à concordância futura, feita por homologação, por parte dela.
São tributos com lançamento por homologação?
Atualmente, o lançamento por homologação se encontra presente na maioria dos tributos, como exemplo: o ICMS, IPI, IR, ITCMD (Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina), PIS e COFINS. O tão falado lançamento por DECLARAÇÃO, que se encontra previsto no art.
Que tipo de condição se tem no lançamento por homologação é como se efetiva a homologação?
No “lançamento por homologação”, o contribuinte tem o dever legal de constituir o crédito tributário, diante da ocorrência do fato gerador/hipótese de incidência descrita no antecedente da norma jurídica tributária, levando-se em consideração que o crédito decorre da obrigação tributária (art. 139, CTN).
Qual a principal característica do lançamento por homologação?
Entendendo o lançamento por homologação Note-se que a principal característica do lançamento por homologação é que o Fisco só toma conhecimento da ocorrência do fato gerador quando recebe o pagamento do tributo correspondente.
O que é lançamento por homologação e qual o prazo que o fisco tem para homologar?
c) Lançamento por Homologação: É aquele em que o contribuinte auxilia a Fazenda Pública na atividade do lançamento, cabendo ao fisco, no entanto, homologá-lo. ... A constituição do crédito tributário ocorre por meio do lançamento, segundo o art. 142 do CTN, que deve se dar em um interregno de 5 (cinco) anos.
Qual a diferença entre o lançamento por declaração e lançamento por homologação?
Já no lançamento por declaração há um equilíbrio entre a participação do sujeito passivo e a atividade do sujeito ativo. No lançamento por homologação, por sua vez, a participação do contribuinte é muito grande, sendo que o sujeito passivo é quem realiza quase todos os atos que compõem a atividade.
Qual o prazo para o pagamento dos tributos cujo lançamento se dá por homologação?
O CTN prevê duas regras gerais para contagem do prazo decadencial: o prazo de 5 (cinco) anos contados a partir da ocorrência do fato gerador (artigo 150, §4º), aplicável aos tributos sujeitos ao lançamento por homologação, em que o contribuinte declara e recolhe o valor que entender devido; e o prazo de 5 (cinco) anos ...
O que é lançamento por homologação e qual o prazo que o Fisco tem para homologar?
c) Lançamento por Homologação: É aquele em que o contribuinte auxilia a Fazenda Pública na atividade do lançamento, cabendo ao fisco, no entanto, homologá-lo. ... A constituição do crédito tributário ocorre por meio do lançamento, segundo o art. 142 do CTN, que deve se dar em um interregno de 5 (cinco) anos.
Quando se verifica a homologação expressa?
A homologação poderá ser expressa ou tácita, sendo expressa quando a autoridade editar ato formal afirmando sua concordância com a atividade do sujeito passivo, ou tácita quando escoado o prazo legal para a homologação expressa.
Quais são as características do lançamento tributário?
De acordo com o art. 142 do CTN, lançamento tributário é o procedimento administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o sujeito passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível.
Qual o prazo para a homologação?
Se a autoridade administrativa, quando do exame da regularidade do lançamento, constatar que há algum vício, cobrará do sujeito passivo a retificação e o recolhimento do montante faltante. O prazo que a autoridade administrativa tem para realizar a homologação é de 5 anos.
Qual a palavra-chave do lançamento por homologação?
Palavras-chave: Lançamento por homologação. Objeto. Prescrição. Decadência. Prazo de homologação dos atos do contribuinte.
Por que a homologação dirige-se ao pagamento?
Para os que entendem que a homologação dirige-se ao pagamento, torna-se aplicável a regra decadencial do lançamento de ofício (art. 173, I, do CTN), visto que o sujeito passivo, apesar de ter declarado o valor a ser pago, não efetuou nenhum pagamento, descaracterizando qualquer possibilidade de homologação.
Qual o prazo para a homologação do crédito?
§ 4º Se a lei não fixar prazo a homologação, será ele de cinco anos, a contar da ocorrência do fato gerador; expirado esse prazo sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e definitivamente extinto o crédito, salvo se comprovada a ocorrência de dolo, fraude ou simulação (grifos nossos).