Qual a origem da expressão vale a pena?
Qual a origem da expressão vale a pena?
Antigamente, na França, usava-se a expressão para se referir a alguém bem remunerado – fulano valia o trabalho, o sacrifício. Ou seja, valia a pena.
É apenas ou a pena?
A forma correta de escrita é apenas de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, não existe separação de termos, no entanto, de referir que “a pena” existe. Apenas é um advérbio e significa exclusivamente, só, somente; com dificuldade, a custo.
O que significa apena?
Apena vem do verbo apenar. O mesmo que: penaliza, acoima, autua, coima, condena, multa.
Quanto à idade tem crase?
Há a crase entre 30 e 39, por ter o artigo a contraído com a preposição de (da) antes de 30, mesmo que haja o substantivo sala entre os dois.
Qual é o significado da palavra valer a pena?
A expressão vale a pena é utilizada para fazer referência a alguma coisa que foi merecedora do sacrifício necessário para ser atingida. No caso positivo do desfecho da situação, valer a pena também é utilizado para caracterizar esse esforço.
Qual a origem da expressão Vale a pena?
Conheço a Itália, a Sicília, a Grécia e o Egipto e nunca vi nada que valha a Pena.» Terá sido esta a origem da expressão «valer a pena»? Parafraseando certa frase italiana, direi que a explicação sugerida pelo consulente é bem achada, mas não é verdade.
Qual a forma correta de valer a pena?
Vale a pena ou vale à pena. A forma correta de escrita da expressão é valer a pena, sem acento indicador de crase. A expressão valer à pena, com acento indicador de crase, está errada. Devemos utilizar a expressão valer a pena sempre que quisermos indicar que alguma coisa foi, é ou será merecedora do sacrifício que foi, é ou será feito, ...
Por que vale a pena?
Vale a pena. Vale o sacrifício. (certo) Vale à pena. Vale ao sacrifício. (errado) Atenção! Existem outras contrações muito utilizadas, como as contrações da preposição a com os pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo: àquele, àquela, àquilo.
Qual a crase de valer a pena?
Em valer a pena, não há crase porque o verbo valer, sendo um verbo transitivo direto, não exige a preposição a. Assim, na expressão valer a pena, a vogal a se refere apenas ao artigo definido feminino a.