E graças a Deus ou graças a Deus?

Índice

E graças a Deus ou graças a Deus?

E graças a Deus ou graças a Deus?

A dúvida de uma ouvinte é sobre o uso da crase na expressão 'Graças a Deus'. O professor Pasquale explica: 'quando se fala da entidade, ser supremo Deus, não se usa artigo. Esse 'a' é só preposição, regida pelo substantivo 'graças'.

Quanto à avaliação tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Sou grata a você tem crase?

A forma correta de escrita é a você, sem acento indicador de crase. A construção à você, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes do pronome de tratamento você.

Qual a diferença de adeus para a Deus?

substantivo masculino Indicação de despedida; sinal, palavra ou gesto que assinala a partida de alguém: foi embora e nem me disse adeus! ... Etimologia (origem da palavra adeus). A + Deus; de expressões como entrego-te a Deus.

Que quer dizer grassa?

Significado de grassar Propagar-se ou difundir-se através da reprodução: a gripe grassa por todo continente. Difundir-se de modo a ficar popular; popularizar ou popularizar-se: religiões que grassam nas cidades menores.

Qual é a expressão de gratidão a Deus?

Graças a Deus é uma expressão usada para demonstrar agradecimento, gratidão e alívio em relação a algo que poderia ter sido ruim, mas que não trouxe consequências negativas: Graças a Deus estão todos bem! Graças a Deus não aconteceu nada de grave.

Por que a expressão graças à Deus está errada?

A expressão Graças à Deus, com acento grave, está errada porque não ocorre crase antes da palavra Deus, uma palavra masculina. Não é possível a escrita de um artigo definido feminino antes da palavra Deus que possa contrair com a preposição a e formar crase.

Qual a forma certa de Graças a Deus?

“Graças a Deus”, sem crase, é a forma certa. Isso porque Deus é um substantivo masculino. Nesse caso, não há a junção da preposição “a” com o artigo feminino “a”, que formam a crase. Há somente o “a” da preposição. A mesma regra vale para outras expressões como: “glória a Deus”, “agradeço a Deus” e “gratidão a Deus”. Exceção

Qual a regra para a preposição de Deus?

Há somente o “a” da preposição. A mesma regra vale para outras expressões como: “glória a Deus”, “agradeço a Deus” e “gratidão a Deus”. Via de regra, não se utiliza crase antes de palavra masculina. Porém, há uma exceção: quando a expressão àmoda está subentendida.

Postagens relacionadas: