O que é a Bula Inter Coetera?

Índice

O que é a Bula Inter Coetera?

O que é a Bula Inter Coetera?

A bula Inter cætera, expressão latina que em língua portuguesa significa "entre outros (trabalhos)", foi uma bula do Papa Alexandre VI, datada de 4 de maio (quarto nonas maii ) de 1493.

O que foi e o que estabelecia o Tratado de Tordesilhas?

O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.

Que países ficaram descontentes com o Tratado de Tordesilhas?

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado entre a Coroa de Castela (futura Espanha) e Portugal sob a aprovação do Papa Alexandre VI em 1494. ... O tratado entre os reinos de Portugal e da Espanha enfureceu outros países que simplesmente foram deixados de fora, como Inglaterra, Holanda e França.

Qual o objetivo da Bula Inter Coetera e do Tratado de Tordesilhas?

Por isso foram assinados a Bula "Inter Coetera", em 1493 e o Tratado de Tordesilhas, em 1494, que substituíam o paralelo por um meridiano. O Tratado de Tordesilhas expandia as terras estabelecidas pela Bula Inter Coetera. ... No mapa, vemos na linha pontilhada da Bula Inter Coera; e a linha roxa, o Tratado de Tordesilhas.

Qual a importância do tratado conhecido como Bula Inter Coetera?

Como o acordo garantia que a conquista de terras ao norte das Canárias seriam da Espanha, os espanhóis patrocinaram o descobrimento da América. ... O papa estabeleceu por meio da Bula Inter Coetera que a posse de todas as terras descobertas a 100 léguas a oeste de Cabo Verde seria de domínio da corte espanhola.

Por que o rei de Portugal contestou a Bula Inter Coetera?

No ano de 1493, o papa então anunciou a assinatura da Bula Inter Coetera, que fixava uma linha imaginária a 100 léguas da Ilha de Açores. No entanto, no ano seguinte, o rei português Dom João II exigiu a revisão desse primeiro acordo, que não satisfazia os interesses lusitanos.

Por que alguns países da Europa contestavam o Tratado de Tordesilhas?

b) Alguns países europeus contestavam a Tratado de Tordesilhas na medida em que este não incluía ou privilegiava a ação expansionista de outras nações que, tardiamente, também manifestaram expresso interesse na descoberta e exploração de novas terras e rotas comerciais.

Qual o posicionamento das outras nações europeias frente ao Tratado de Tordesilhas?

Quando as Coroas portuguesa e espanhola dividiram o mundo, em junho de 1494, através do Tratado de Tordesilhas, era de se esperar que os governos da Inglaterra, França e Holanda tivessem se recusado a reconhecer a partilha.

Postagens relacionadas: