É certo falar a gente vai?

Índice

É certo falar a gente vai?

É certo falar a gente vai?

A expressão A GENTE VAI apresenta uma concordância correta e é usada no nível coloquial da fala. Portanto, é perfeitamente aceitável em textos coloquiais. ... Num texto mais cuidado, escrito com uma linguagem mais formal, não devemos usar nem uma nem outra: o melhor é dizer NÓS VAMOS.

É errado falar nós vamos?

A atenção deve ser dada à conjugação dos verbos: existe "nós vamos" e "a gente vai", mas não "nós vai" e "a gente... Você sabe a diferença? Tanto "nós vamos" como "a gente vai" está correto. "Nós" é pronome pessoal do caso reto e "a gente", locução…

Como se escreve com a gente?

A forma correta de escrita da palavra é gente, com g inicial. A palavra jente, com j inicial, está errada. O substantivo feminino gente é muito usado, podendo indicar um conjunto de pessoas ou uma pessoa, bem como toda a espécie humana.

Onde a gente vai ou aonde a gente vai?

Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar… Aonde: Também indica lugar. No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”. Por exemplo: “Não sei aonde íamos”; “Ele não viu aonde o filho foi”.

Qual é o certo a gente vai ou nós vamos?

A atenção deve ser dada à conjugação dos verbos: existe "nós vamos" e "a gente vai", mas não "nós vai" e "a gente vamos".

Qual é o certo vamos nos ver ou vamos se ver?

A forma correta de escrita é vamos nos ver. A construção vamos se ver está errada. A forma verbal vamos, indicativa da 1. ª pessoal do plural, exige que o pronome oblíquo esteja também na 1.

É correto dizer a gente?

Devemos escrever a letra A (artigo definido feminino singular) separada da palavra GENTE (substantivo) quando estivermos nos referindo, de uma maneira informal, à primeira pessoa do plural, o NÓS. Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”.

Qual é o certo agente ou a gente?

Escreva: a gente faz, a gente come, a gente viaja... sempre no singular. Já a palavra AGENTE escrita junto, sem o espaço entre o A e o GENTE indica um profissional: o agente de turismo, o agente penitenciário, o agente secreto...

Como conjugar a gente?

Com a gente, o verbo fica conjugado na 3. ª pessoa do singular: A gente anda. A gente cantará....ª pessoa do plural:

  1. Nós andamos.
  2. Nós cantaremos.
  3. Nós sabíamos.

Onde está ou aonde está?

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. ... Assim, o termo “aonde” só pode ser usado quando acompanhado de outro termo que exija a preposição “a”, como na frase: “Vou aonde você for”.

Como usar a gente e a gente?

Sim, elas são homófonas (palavras ou expressões diferentes cuja pronúncia é a mesma), mas semanticamente elas não possuem similaridades. Observe quando e como usar a gente, agente e há gente: ● A gente: Trata-se de uma locução pronominal semanticamente equivalente ao pronome nós.

Qual a diferença entre a gente e a gente?

“Há gente que, em vez de destruir, constrói; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega.” Três expressões diferentes, mas que são foneticamente idênticas: a gente, agente e há gente. Como e quando usá-las corretamente?

Qual o significado do substantivo “gente”?

O substantivo feminino “gente” é derivado do latim, significando, entre outras coisas, “quantidade de pessoas, povo, população, humanidade, família...” Como se vê, o substantivo já representa, por si só, público em geral, apesar de sua estrutura estar no singular. Por isso, todo verbo a ele associado deverá também estar no singular.

Por que a gente e a gente são idênticas?

Apesar de serem semanticamente distintas, as expressões a gente, agente e há gente são foneticamente idênticas, o que pode gerar confusão na modalidade escrita.

Postagens relacionadas: