É ou são a maioria?
Índice
- É ou são a maioria?
- Qual é a regra geral de concordância verbal?
- Foram ou foi realizados?
- O que acontece com o verbo quando alteramos o sujeito da frase?
- É correto dizer serão entregues?
- Foi ou foram tempo?
- Qual a diferença entre a maioria e a maioria?
- Será que a maioria é formada?
- Por que a maioria das vezes soa mal?
É ou são a maioria?
A forma correta de escrever é no SINGULAR. Isto porque, na norma culta, é preferível e mais usual o uso dessa concordância verbal. Assim, utilize: A maioria enfrenta essa dificuldade ou grande parte das crianças é brincalhona.
Qual é a regra geral de concordância verbal?
A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.
Foram ou foi realizados?
Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.
O que acontece com o verbo quando alteramos o sujeito da frase?
A concordância verbal é como um verbo se comporta com as demais palavras quando alteramos ou construímos uma frase. O verbo pode concordar com a maioria das palavras, mas como sempre existem as exceções.
É correto dizer serão entregues?
Entregues vem do verbo entregar. O mesmo que: dês, vendas, restituas, denuncies, cuides, rendas, desistas, devolvas, reponhas.
Foi ou foram tempo?
A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.
Qual a diferença entre a maioria e a maioria?
A dúvida sobre a escrita - a maioria é ou são - é muito comum, por isso, vamos entender a diferença da expressão no singular e no plural. Você já se deparou com essa dúvida na hora de escrever? Eu também, mas saiba que a maioria enfrenta essa dificuldade. Opa, é a maioria enfrenta ou enfrentam? Vish, caí na pegadinha de novo.
Será que a maioria é formada?
Nunca use a expressão “a grande maioria”, pois é redundante, se é grande, já é maioria. Opte por um: ou grande, ou maioria. 2. Quando a expressão de quantidade (maioria, parte) não vier seguida de substantivo no plural (pessoas, funcionários, alunos, professores, etc.), o verbo fica no singular: A maioria é formada!
Por que a maioria das vezes soa mal?
«A maioria das vezes» soa-me muito mal, parecendo-me mais correcto dizer «a maior parte das vezes». Outro exemplo: «Muitos jovens são fumadores, mas a maioria não é» parece-me bem; «Muitos jovens são fumadores, mas a maioria deles não é» parece-me mal.