O que é LIBRAS e qual a sua estrutura?
O que é LIBRAS e qual a sua estrutura?
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual- motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
São exemplos de sinais icônicos na LIBRAS?
São exemplos de sinais icônicos na Libras:
- CORRER e QUEIJO.
- DIRIGIR e VARRER.
- JOGAR e N-U-N-C-A.
- BRINCAR e ÁRVORE.
- E. CASA e PERGUNTAR.
Como acontece a comunicação por LIBRAS?
Na linguagem em libras cada letra do alfabeto tem seu sinal próprio, que é representado com um movimento diferente das mãos. Dessa forma, as pessoas decoram esses sinais e conversam escrevendo as palavras no ar, letra por letra.
O que é icônico em libras?
Uma foto é icônica porque reproduz a imagem do referente, isto é, a pessoa ou coisa fotografada. Assim também são alguns sinais da LIBRAS, gestos que fazem alusão à imagem do seu significado.
Quais são as estruturas de LIBRAS?
Atualmente, os estudos linguísticos identificam os componentes ou parâmetros das línguas de sinais como: configuração das mãos (CM), movimento (M), ponto de articulação (PA) e orientação (O). Também os componentes não manuais dos sinais, como a expressão facial e/ou corporal são considerados parâmetros.
Qual é a estrutura das LIBRAS?
A LIBRAS é dotada de uma gramática constituída a partir de elementos constitutivos das palavras ou itens lexicais e de um léxico (o conjunto das palavras da língua) que se estruturam a partir de mecanismos morfológicos, sintáticos e semânticos que apresentam especificidade mas seguem também princípios básicos gerais.