Quais são os genes supressores de tumor?
Índice
- Quais são os genes supressores de tumor?
- Que cruzamentos caracterizam o método Mendeliano?
- O que é uma característica genética?
- Qual a diferença entre oncogenes e genes supressores de tumor?
- O que é o gene p53?
- Quais as características que Mendel observou?
- Quais são os genes?
- Por que os genes possuem letras do alfabeto?
- Quais são as formas alternativas de um gene?
- Como ativar alguns genes e desativar outros?
Quais são os genes supressores de tumor?
Genes supressores do tumor são genes normais que retardam a divisão celular, reparam erros do DNA ou indicam quando as células devem morrer (processo conhecido como apoptose ou morte celular programada).
Que cruzamentos caracterizam o método Mendeliano?
A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras". A planta era considerada pura por Mendel quando após seis gerações ainda apresentava as mesmas características.
O que é uma característica genética?
Em genética, uma característica de um ser vivo é chamada de traço ou fenótipo. Alguns traços são parte da aparência física de um organismo; tais como a cor dos olhos de uma pessoa, altura ou peso. Outros tipos de traços não são facilmente vistos e incluem tipos sanguíneos ou resistência a doenças.
Qual a diferença entre oncogenes e genes supressores de tumor?
Em suma, os oncogenes são genes anormais que, quando presentes nas células, resultam em seu crescimento acelerado. Os genes supressores de tumores são genes normais que inibem o crescimento da célula, funcionando como um freio (ausentes, as células crescem de modo desenfreado).
O que é o gene p53?
p53 é um gene supressor tumoral, que codifica uma fosfoproteína nuclear que desempenha um papel importante no controle do ciclo celular, no reparo do DNA e na indução da apoptose.
Quais as características que Mendel observou?
Nos diversos experimentos que realizou, Mendel observou outras características da planta, como altura da planta, cor da flor, cor da casca da semente, e notou que em todas as características algumas sempre se sobressaíam às outras, ou seja, existia dominância e recessividade.
Quais são os genes?
Os genes são porções do DNA que possuem as informações necessárias para que ocorra a síntese de uma proteína ou RNA, ou seja, são responsáveis pelas características dos organismos.
Por que os genes possuem letras do alfabeto?
Geralmente, representam-se os genes com letras do alfabeto. Todas as células de um corpo possuem os mesmos genes, entretanto, em algumas células, um tipo de gene é ativado e outro é desativado, garantindo, assim, a diferenciação das células.
Quais são as formas alternativas de um gene?
As formas alternativas de um determinado gene são denominadas de alelos e estão localizadas em uma mesma posição em cromossomos homólogos (cromossomos geneticamente equivalentes).
Como ativar alguns genes e desativar outros?
Ativando alguns genes e desativando outros é como uma célula torna-se especializada, isto é, como a célula se torna uma célula muscular e não uma célula óssea. Alguns genes ficam ativos o tempo todo para produzir as proteínas necessárias para as funções básicas da célula.