Porque Bem-te-vi tem hífen?
Porque Bem-te-vi tem hífen?
Respondendo à pergunta: Devemos escrever bem-te-vi-miúdo! Porquê? Consultemos o AO90 (Base XV, ponto 3): “Emprega-se o hífen nas palavras compostas que designam espécies botânicas e zoológicas, estejam ou não ligadas por preposição ou qualquer outro elemento: abóbora-menina, couve-flor, erva-doce, feijão-verde;(…)
Qual o significado de ver bem-te-vi?
Seu nome popular possui origem onomatopéica, oriunda do seu canto. Apesar de sua fragilidade aparente, o bem-te-vi não se intimida e ameaça vigorosamente outros pássaros maiores, como o gavião e o urubu, e até mesmo outros animais para defender seu território. ... É uma lenda que atribui ao pássaro o papel de "anunciador".
O que dar de comer para Bem-te-vi?
Alimentação: É insetívoro, podendo devorar centenas de insetos diariamente. Mas não é só isso: come frutas, ovos de outros pássaros, flores de jardins, minhocas, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, além de peixes e girinos de rios e lagos de pouca profundidade, e parasitas (carrapatos) de bovinos e equinos.
Quais são as regras do Vocabulário Ortográfico?
“A atual 5.ª edição do Vocabulário Ortográfico grafa bem-vindo como a única forma correta de escrita da palavra.” Resumindo, o “bem-vindo” é uma das inúmeras exceções das várias regras novas. Quais são os países que falam português?
Qual a ortografia correta?
A ortografia é parte essencial na hora de escrever um texto, um artigo, uma dedicatória para amigos nas redes sociais ou até mesmo mandar uma mensagem pelo WhatsApp. No entanto, a maioria das pessoas têm muitas dúvidas com a grafia correta de certas palavras.
Quais são as duas formas ortográficas do verbo “ter”?
B. “Tem” e “têm”, conjugações do verbo “ter”, indicam a mesma pessoa do discurso a quem se direcionam. C. Os seguintes termos podem ser grafados das duas formas apresentadas: “quesitos/ quezitos” e “mexer/mecher”. D. A palavra a seguir pode apresentar as duas formas ortográficas: “auto estima” e “autoestima”.
Quando é obrigatório o uso do Novo Acordo Ortográfico?
A partir de 1º de janeiro de 2016, é obrigatório no Brasil o uso do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Apesar de a maioria das palavras permanecer igual, algumas alterações na acentuação e na ortografia devem ser levadas em conta.