O que é cateter de Shilley?
Índice
- O que é cateter de Shilley?
- Qual o cateter usado para hemodiálise?
- Como retirar cateter de diálise?
- Como é feita a hemodiálise através de cateter?
- Quais os cuidados de enfermagem com o cateter de Shilley?
- Qual a diferença entre cateter de Shilley e Permcath?
- Quais os meios de acesso para uma sessão de hemodiálise?
O que é cateter de Shilley?
Cateter de Hemodiálise O catéter de Hemodiálise (Shilley) é utilizado temporariamente para realização de hemodiálise, quando o paciente tem urgência em iniciar as sessões e ainda não está definido a via definitiva par a realização do procedimento.
Qual o cateter usado para hemodiálise?
O cateter de Permcath é um pouco diferente do Portocath que já mostramos. A função principal dele é permitir a hemodiálise, procedimento de filtragem do sangue, para aqueles que estão com os rins falhando.
Como retirar cateter de diálise?
Procedimento para Remoção do Cateter: Precaução: Coloque o doente na posição de decúbito dorsal. 2. Retire o penso. Precaução: Para minimizar o risco de corte do cateter, não utilize uma tesoura para retirar o penso.
Como é feita a hemodiálise através de cateter?
O cateter de hemodiálise é um tubo colocado em uma veia no pescoço, tórax ou virilha, por meio de anestesia local. Ele é uma opção, geralmente, temporária para os pacientes que não têm uma fístula e precisam fazer o tratamento dialítico.
Quais os cuidados de enfermagem com o cateter de Shilley?
O cateter de shilley deve ser passado com técnica asséptica, utilizando-se campos e materiais estéreis, porém é possível passá-los no leito com anestesia local, havendo a colaboração do paciente.
Qual a diferença entre cateter de Shilley e Permcath?
O Cateter de Permcath é um pouco diferente do Cateter de Shilley. Mesmo que ambos sejam para sua principal função, que é permitir a hemodiálise ao paciente, o cateter de Shilley é muito utilizado como procedimento temporário, outras vezes é um procedimento de transição para a fístula, e outras vezes, é definitivo.
Quais os meios de acesso para uma sessão de hemodiálise?
Para que o tratamento da hemodiálise seja realizado, é necessário que exista um ponto de acesso que transporte o sangue para o dialisador e devolva-o para o corpo. Existem três tipos diferentes: cateter, enxerto arteriovenoso (AV) e fístula arteriovenosa (AV).