Por que constrói tem acento?

Índice

Por que constrói tem acento?

Por que constrói tem acento?

A pergunta: por que constrói tem acento e constroem não tem? A resposta: o ditongo aberto ói ganha grampinho nas oxítonas. É o caso de herói, heróis, destrói, destróis. Constroem não se grafa com o ditongo ói.

Qual a regra de acentuação da palavra constrói?

Obs: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis, troféu, céu, chapéu.

Porque a palavra constrói e destrói são acentuadas?

Pois são oxítonas terminadas em ditongo.

Por que constrói e destrói são acentuadas?

O acento agudo em “destrói” obedece à regra de acentuação dos ditongos abertos: nas palavras oxítonas, acentua-se a vogal tônica dos ditongos “ei”, “eu” e “oi”, quando aberta (“geléia”, “anéis”, “chapéu”, “céu”, “bóia”, “mói” etc.).

Quando entraram em vigor as novas regras ortográficas?

Em Portugal, as novas regras entraram em vigor no ano de 2009, já aqui, no Brasil, o prazo sofreu algumas alterações. Inicialmente, em território brasileiro, a renovação ortográfica entraria em vigor em janeiro de 2013. Porém, o governo brasileiro decidiu estender o período para implementação.

Quando passou a ser obrigatório o Acordo Ortográfico?

O Novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório em janeiro de 2016. Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa. Os países Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que formam a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), ...

Como foi assinado o Acordo Ortográfico?

Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa. Os países Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique ...

Quando entraria em vigor a renovação ortográfica?

Inicialmente, em território brasileiro, a renovação ortográfica entraria em vigor em janeiro de 2013. Porém, o governo brasileiro decidiu estender o período para implementação. A presidente Dilma, então, decidiu que janeiro de 2016 seria o momento certo para tornar obrigatórias as novas regras do acordo ortográfico.

Postagens relacionadas: