Como aproveitar integralmente os alimentos?

Índice

Como aproveitar integralmente os alimentos?

Como aproveitar integralmente os alimentos?

Existem meios de usar os alimentos ao máximo com estratégias simples. “As cascas de algumas frutas, como maçã, abacaxi, laranja e melancia, podem ser colocadas em água quente ou batidas com água fria, resultando em chás e sucos”, ensina a nutricionista Beatriz Tenuta, professora do Senac.

O que é o reaproveitamento de alimentos?

O reaproveitamento de alimentos, como frutas e hortaliças (polpa, cascas, talos e folhas), pode ser utilizado na elaboração de novos produtos. É uma alternativa tecnológica limpa que está ao alcance de todos, pois pode ser aplicada tanto no ambiente industrial como residencial.

O que fazer com a casca dos alimentos?

Sucos e vitaminas As cascas são ótimos ingredientes para fazer sucos, sejam batidos no liquidificador junto com a fruta ou separadamente. Em muitos casos é indicado até beber o suco sem coar, justamente para aproveitar os nutrientes contidos nas cascas e sementes, que são muito bem-vindas à saúde.

O que é um alimento completo?

Lembre-se, o ovo é um alimento completo, mas desde que consumido inteiro, ou seja, consumir tanto a clara quanto a gema. As vitaminas e minerais do ovo são: Ferro: O ferro transporta oxigênio para as células, ajuda a prevenir anemia.

Qual a diferença entre o aproveitamento é o reaproveitamento integral dos alimentos?

Faz-se necessário deixar claro a diferença entre Reutilização de Alimentos e Aproveitamento Integral dos Alimentos, onde o Reaproveitamento é quando o alimento já foi preparado e houve sobra nas panelas, sendo utilizado como ingrediente em outra preparação.

Porque devemos aproveitar os alimentos?

Ao contrário, eles podem servir como excelentes fontes de nutrientes! As partes não convencionais dos alimentos, que, na maioria das vezes, são considerados “restos” e descartadas na hora do consumo, possuem grande quantidade de proteína, vitaminas e sais minerais que trazem benefícios para a saúde.

Qual é a importância do reaproveitamento de alimentos?

Através do aproveitamento das partes comumente inutilizadas, é possível não só alimentar um número maior de pessoas, mas também reduzir as deficiências nutricionais que possam existir, uma vez que boa parte dos alimentos desperdiçados contém nutrientes com alto valor nutricional.

Postagens relacionadas: