O que que significa dreno?
Índice
- O que que significa dreno?
- Como tirar o sangue do dreno?
- Como é retirado o dreno de penrose?
- Quando para de sair sangue do dreno?
- É normal sair sangue do dreno?
- Quando deve ser colocado o dreno?
- Quais são os tipos de drenos?
- Qual a melhor maneira de cuidar do dreno?
- Por que é mais comum a colocação do dreno?
O que que significa dreno?
O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.
Como tirar o sangue do dreno?
Para esvaziar o dreno de sucção siga rigorosamente os seguintes passos:
- Lave as mãos;
- Clampeie o dreno;
- Retire cuidadosamente a tampinha para evitar contaminação da mesma;
- Despreze o débito do dreno.
Como é retirado o dreno de penrose?
Então o cirurgião utiliza-se de pinças específicas, para puxar o dreno de penrose através desta contra-incisão, e locá-lo internamente até uma altura que o ache necessário para a drenagem, e enfim, é suturado a incisão e é dado alguns pontos ao redor do dreno para a fixação.
Quando para de sair sangue do dreno?
Dreno pos operatório após ser retirado costuma ainda ficar um sangramento residual por 2-3 dias. A medida que os dias vão passando a tendência natural é que o sangramento fique menos abundante e o orifício do dreno fecha naturalmente.
É normal sair sangue do dreno?
e normal sangramento pelo dreno? Pequenos sangramentos são normais sim. O que não é normal, são sangramentos volumosos e com eliminação de coágulos.
Quando deve ser colocado o dreno?
Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas. O dreno pode ficar colocado em várias regiões do corpo e, por isso, existem diferentes tipos de drenos, que podem ser de borracha, plástico ou silicone.
Quais são os tipos de drenos?
Dessa forma, o dreno pode ficar colocado em várias regiões do corpo e, por isso, existem diferentes tipos de drenos, como o dreno Penrose, Blake, Portovac, Redivac ou Jackson-Pratt por exemplo, que podem ser de borracha, plástico ou silicone. Embora existam vários tipos de dreno, os cuidados normalmente são semelhantes.
Qual a melhor maneira de cuidar do dreno?
Por isso, uma das melhores formas de cuidar do dreno é manter-se calmo e repousar, tal como indicado pelo médico. Além disso caso seja preciso levar o dreno para casa é muito importante registrar a cor e a quantidade de líquido que é eliminada para informar o enfermeiro ou o médico, para que esses profissionais possam avaliar a cicatrização.
Por que é mais comum a colocação do dreno?
As cirurgias em que é mais comum existir a colocação do dreno incluem as cirurgias abdominais, como cirurgia bariátrica, no pulmão ou na mama, por exemplo. Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas.