Como se apresentar em cordel?
Índice
- Como se apresentar em cordel?
- Qual a melhor forma de ler um cordel?
- Como trabalhar a literatura de cordel em sala de aula?
- Como fazer uma sextilha de cordel?
- Como se classifica um cordel?
- O que é Literatura de Cordel ensino fundamental?
- Qual é o objetivo de uma Literatura de Cordel?
- Quando começou a literatura de cordel no Brasil?
- Quais são os poemas de cordel?
- Qual é o formato do cordel?
- Qual a duração das aulas de cordel?
Como se apresentar em cordel?
Como apresentar a literatura de cordel para as crianças
- Para a criança ouvir e “pegar o ritmo”
- Para a criança ler com a sua própria voz.
- Para as crianças escreverem os seus próprios cordéis.
Qual a melhor forma de ler um cordel?
O ideal é que você prepare a leitura com antecedência para dar o devido destaque ao ritmo e à musicalidade proporcionados pelas rimas. Treine a entonação, lembrando-se sempre de que é recitando de modo expressivo que os cordelistas atraem compradores para os seus folhetos.
Como trabalhar a literatura de cordel em sala de aula?
Ao levar os princípios da Literatura de Cordel para dentro da sala de aula, qualquer conteúdo poderá ser assimilado e descrito em versos pelos próprios alunos. O ritmo cadenciado, as métricas e as rimas do texto não apenas instigam a capacidade de criação como favorecem e memorização.
Como fazer uma sextilha de cordel?
Estilo 1 - A Sextilha Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).
Como se classifica um cordel?
Quadra ou redondilha maior – estrofe de quatro versos e sete sílabas; Sextilha – estrofe de seis versos; ... Oitava ou oito pés de quadrão – estrofe de oito versos e sete sílabas; Décima – estrofe de dez versos com sete sílabas.
O que é Literatura de Cordel ensino fundamental?
A Literatura de Cordel é uma poesia popular em verso, com vasta riqueza simbólica e expressiva e funcionalidades sócio comunicativas, construtivas e potenciais.
Qual é o objetivo de uma Literatura de Cordel?
Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional. ... A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.
Quando começou a literatura de cordel no Brasil?
No Brasil, a literatura de Cordel adquiriu força no século XIX, sobretudo entre 19. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Guimarães Rosa.
Quais são os poemas de cordel?
Exemplos de Poemas de Cordel As “Proezas de João Grilo”, de João Martins de Athayde “O Fiscal e a Lagarta” de Leandro Gomes de Barros “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns”, de Firmino Teixeira do Amaral
Qual é o formato do cordel?
O cordel é, basicamente, um conto feito em versos. Quanto ao formato das estrofes, o cordel utiliza as quadras, as sextilhas ou sextas, as septilhas ou sétimas, as oitavas e as décimas.
Qual a duração das aulas de cordel?
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Avance no processo de apropriação do sistema de escrita . Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual “literatura de cordel”. Leia, compreendendo globalmente as palavras. As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.