O que gera crédito de PIS e COFINS lucro real?
Índice
- O que gera crédito de PIS e COFINS lucro real?
- Como aproveitar créditos de PIS e COFINS?
- Quais despesas dão direito a crédito de PIS e COFINS?
- Como apurar PIS e COFINS de uma empresa lucro real?
- O que pode tomar crédito de PIS e Cofins?
- Quais os gastos que geram crédito de PIS e Cofins nas empresas sujeitas ao regime não cumulativo?
- O que tem crédito de PIS e Cofins?
- O que dá direito a crédito da Cofins?
- Qual a base de cálculo para PIS e COFINS lucro real?
- Como apropriar créditos de PIS e COFINS?
- Como é o cálculo do PIS e COFINS?
- Quais os regimes de apuração para o PIS e COFINS?
- Será que PIS e COFINS são admissíveis?
O que gera crédito de PIS e COFINS lucro real?
São passíveis de apropriação de créditos as despesas e os custos incorridos no mês, pagos ou creditados a pessoas jurídicas domiciliadas no país, relativos à energia elétrica e energia térmica, inclusive sob a forma de vapor, consumidas nos estabelecimentos da pessoa jurídica.
Como aproveitar créditos de PIS e COFINS?
De acordo com o Ato Declaratório Interpretativo RFB 15/2007, as pessoas jurídicas sujeitas ao regime não cumulativo podem descontar créditos em relação às aquisições do Simples Nacional. E o crédito é aproveitado às alíquotas normais, de 1,65% e 7,6%.
Quais despesas dão direito a crédito de PIS e COFINS?
Descrição: | Valor R$ |
---|---|
1. bens adquiridos para revenda | 500.000,00 |
2. bens e serviços utilizados | 325.000,00 |
3. aluguéis de prédios, máquinas e equipamentos | 59.000,00 |
4. energia elétrica | 180.500,00 |
Como apurar PIS e COFINS de uma empresa lucro real?
Como dissemos, a incidência cumulativa vale para as empresas que são tributadas pelo lucro presumido. A alíquota é de 3% da Cofins e 0,65% do PIS, sendo assim, o cálculo será da seguinte maneira: PIS ou Cofins = receita bruta + soma das alíquotas (3% + 0,65%).
O que pode tomar crédito de PIS e Cofins?
São passíveis de apropriação de créditos as despesas e os custos incorridos no mês, pagos ou creditados a pessoas jurídicas domiciliadas no país, relativos à energia elétrica e energia térmica, inclusive sob a forma de vapor, consumidas nos estabelecimentos da pessoa jurídica.
Quais os gastos que geram crédito de PIS e Cofins nas empresas sujeitas ao regime não cumulativo?
Geram direito a créditos da Cofins apurada em regime não-cumulativo os dispêndios com combustíveis e lubrificantes utilizados ou consumidos na prestação de serviços. O frete de compra de insumos da prestação de serviços enseja apuração de créditos de Cofins, quando por conta do próprio prestador.
O que tem crédito de PIS e Cofins?
CREDITOS DO PIS E COFINS. A sistemática relativa à apuração de créditos da Contribuição para o PIS/PASEP e COFINS não cumulativos possibilita ao contribuinte o direito de abater créditos sobre determinados bens, insumos, custos e despesas.
O que dá direito a crédito da Cofins?
As despesas com combustíveis somente geram créditos da Cofins se forem consumidos em máquinas e equipamentos utilizados diretamente na prestação de serviços ou no processo de fabricação de bens e produtos destinados à venda.
Qual a base de cálculo para PIS e COFINS lucro real?
O PIS e a COFINS devidos pelas pessoas jurídicas de direito privado tem como base de cálculo o valor do faturamento, que corresponde à Receita Bruta, assim entendida as receitas auferidas, inerentes a atividade por elas exercidas e previstas em seu Objeto Social (Lei 9.718, de 1998, art. 3º, § 1º).
Como apropriar créditos de PIS e COFINS?
As pessoas jurídicas que tributam pelo Lucro Real no regime da não-cumulatividade, detém o direito de apropriar créditos de PIS e de COFINS nas aquisições nas alíquotas de 1,65% e 7,60% respectivamente. A legislação do PIS e COFINS determina a possibilidade de créditos no regime não cumulativo em relação: Vale transporte / alimentação e uniformes .
Como é o cálculo do PIS e COFINS?
O cálculo do PIS e COFINS pela modalidade não-cumulativa, é feito com as alíquotas pré-determinadas sobre a receita bruta total e após são abatidos os créditos permitidos por lei, referente às operações da empresa no mês, no valor a ser pago de imposto.
Quais os regimes de apuração para o PIS e COFINS?
Quais os regimes de apuração para o PIS e COFINS? Agora que você já entendeu os conceitos e as destinações das verbas arrecadas por meio desses tributos, podemos apresentar e explicar os diferentes regimes de apuração existentes em nosso sistema tributário.
Será que PIS e COFINS são admissíveis?
PIS e COFINS: Todos os Créditos são Admissíveis? No regime tributário conhecido como PIS e COFINS não cumulativos, há possibilidade legislativa para que o contribuinte faça o uso de créditos sobre determinados bens, insumos, custos e despesas. Estes créditos abatem o montante devido das citadas