Foi eu que fiz ou foi eu quem fez?
Foi eu que fiz ou foi eu quem fez?
O pronome relativo que não tem força de sujeito nessa oração e, portanto, o verbo deve concordar com o pronome que vem antes dele (no caso, o pronome é “eu” e a concordância será “que fiz”). O certo seria, então: – Fui eu que fiz. – Foste tu que fizeste.
Qual a diferença entre Foi e fui?
Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3. ª pessoa do singular.
Foi quem ou foi que?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Sou que ou sou eu quem?
Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.
Foi você que fez ou foi você quem fez?
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso?
Como a frase fui eu quem fez o casamento também estão corretos os períodos abaixo?
O verbo haver varia quando equivale a vejam-se. 3 – (UFCE) – Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também estão corretos os períodos abaixo: ... Foste tu que fizeste o casamento.
Foi ele que fez ou foi ele quem fez?
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.
Quem ou o qual?
Também encontrei num desses sítios a seguinte regra: quando uma preposição antecede o pronome relativo, caso [a preposição] possua uma sílaba usa-se que ou quem, caso possua duas ou mais sílabas usa-se qual.