Como fala com juíza?

Índice

Como fala com juíza?

Como fala com juíza?

Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento.

É juiz ou juíza?

A forma correta de escrita da palavra é juiz, sem acentuação gráfica. Apesar da palavra juiz não ter acento, as palavras juízes e juíza são graficamente acentuadas, sendo obrigatoriamente escritas com acento agudo. ...

Como faço para conversar com um juiz em particular?

Há Juízes e Juízes, porém não há problema em você falar diretamente com ele sobre algum processo que já esteja em andamento. Porém, esta comunicação seria somente para informação acerca do processo. Mas sugiro que você vá à Defensoria Pública, ou ao seu advogado, ou a algum Núcleo de Práticas Jurídicas.

Qual o feminino de juíza?

Plural: juízes. Feminino: juíza. Plural: juízes. Ver também resposta à dúvida: juiz / juíza.

Como se separa a palavra juízes?

Exemplos: ju-iz.

Como aparece a palavra juíza em dicionários?

A palavra juíza aparece registada em dicionários do século XX, como por exemplo o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de António de Morais Silva, (1949-1958), com estas definições: «forma feminina de juiz», «mulher que julga, mulher que exerce as funções de juiz».

Qual a forma correta da palavra juiz?

A forma correta da palavra é juiz, sem acentuação gráfica. Já o feminino de juiz, a palavra juíza se escreve com o acento agudo, conforme a Língua Portuguesa. E você deve estar se perguntando o porquê de juiz não ter acento, sendo que juíza, que é uma palavra parecida, tem né?

Por que a juíza deve ser designada por juiz?

Da consulta que fiz neste "fórum" constatei que é "pacífico" o entendimento de que uma mulher que exerce as funções de magistrada judicial deve ser designada por juíza. Devo dizer que sempre tive relutância em utilizar tal expressão pois, para além de "não me soar bem", não entendo por que motivo juiz tem de ser um substantivo do género masculino.

Por que achar pertinente escrever uma carta a um juiz?

Há ocasiões em que você pode achar pertinente escrever uma carta a um juiz. Talvez você acredite que o que tem a dizer pode impactar como o juiz aborda a tarefa de sentenciar um conhecido.

Postagens relacionadas: