O que é correto má formação ou mal formação?
Índice
- O que é correto má formação ou mal formação?
- O que causa má formação no bebê?
- O que é uma má formação vascular?
- O que causa malformação?
- O que é uma lesão vascular?
- Como é o adjetivo “má-formação”?
- Qual a diferença entre má-formação e malformação?
- Qual a formação acadêmica?
- Como estruturar a formação acadêmica?
O que é correto má formação ou mal formação?
Para alguns autores, entre eles o novo dicionário Aurélio, o correto é “má-formação”. Seria o mesmo caso de má-vontade e má-fé (adjetivo MÁ + substantivo FORMAÇÃO). A verdade, porém, é que MALFORMAÇÃO é o substantivo derivado do adjetivo MALFORMADO, graças ao acréscimo do sufixo “-ção”.
O que causa má formação no bebê?
Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.
O que é uma má formação vascular?
Malformação artério-venosa é um enovelado de vasos calibrosos malformados, comunicando artérias e veias que podem acometer qualquer território vascular. São lesões benignas de origem congênita que podem comprometer a circulação intracraniana, cabeça, pescoço e a medula espinal.
O que causa malformação?
Em resumo, as malformações podem ser devidas a fatores genéticos, herdados ou não, fatores extrínsecos, drogas e outras substâncias químicas, infecções viróticas ou outros defeitos congênitos .
O que é uma lesão vascular?
O trauma vascular caracteriza-se pela lesão parcial ou total do vaso. Pode determinar: hemorragia, isquemia (falta de sangue para os tecidos irrigados), ou formar um hematoma. O risco maior de vida se dá na síndrome hemorrágica e, ao contrário, da perda do membro no caso da isquemia.
Como é o adjetivo “má-formação”?
Como o termo vernáculo é “má-formação”, entende-se que o adjetivo “má” (que é o feminino de “mau”) acaba por modificar o substantivo “formação”, por isso se faz uso do hífen: para explicar o sentido da expressão. Malformação seria uma forma “aportuguesada” do Francês malformation.
Qual a diferença entre má-formação e malformação?
"Má-formação" ou "malformação"? O VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) registra as duas formas como corretas: má-formação e malformação. Portanto, ambas existem e são sinônimas. Exemplos:
Qual a formação acadêmica?
Formação acadêmica: onde informa-se a escolaridade e as suas especificações. Inclui-se, neste campo, todo tipo de formação importante para a vaga que se está candidatando. Formação complementar: onde informa-se cursos de curta ou média duração, mas que não tenham titulação atribuída a ele.
Como estruturar a formação acadêmica?
Para começar a estruturar o campo de formação acadêmica, lista-se os graus de educação, do mais alto ao mais baixo. Por exemplo, um candidato que possui título de doutor, deve listar primeiro o doutorado, em seguida o mestrado e a graduação.