Qual é a origem do sobrenome Santana?
Qual é a origem do sobrenome Santana?
Com forte influência religiosa, Santana deriva de Santa Ana (ou Sant'Ana), com referência à avó de Jesus Cristo, mãe da Virgem Maria. O sobrenome foi trazido ao Brasil por uma família de origem espanhola, que chegou em 1882 a bordo do vapor África, procedente das Ilhas Canárias.
Qual é o significado de Santana?
Santa Ana ou Sant'Ana (do latim Anna, por sua vez do hebraico transliterado Hannah, "Graça") foi mãe de Maria, avó de Jesus Cristo.
Como se escreve Santana?
Acordo Ortográfico de 1945 Emprega-se o apóstrofo nas ligações das formas santo e santa a nomes do hagiológio, quando importa representar a elisão das vogais finais o e a: Sant'Ana, Sant'Iago, etc. É, pois, correcto escrever: Calçada de Sant'Ana, Rua de Sant'Ana; culto de Sant'Iago, Ordem de Sant'Iago.
Qual o brasão da família Santana?
Atualmente são conhecidas três versões do brasão dessa família. Em Portugal, o brasão é azul, com duas pombas e uma estrela cinza de oito partes no centro. A pomba significa fidelidade, paz e amor. A cor azul significa generosidade, lealdade e zelo, enquanto o cinza faz alusão a pureza, integridade e obediência.
Quem foi Santana na Bíblia?
Santa Ana foi a mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo. As primeiras referências a ela vêm do Protoevangelho de Tiago, um texto que não consta na Bíblia, e em outros textos apócrifos. De acordo com a tradição, Ana era filha de Natã, sacerdote belemita, e de Maria.
Como escreve Sant'anna?
Sobrenome ibérico de procedência religiosa (ou, em alguns casos, toponímica). A origem está em santa Ana, mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo – de santa Ana (ou santa Anna) surgiram as formas contraídas “Sant'Ana” e “Santana”, usadas por devotos da personagem bíblica.