O que é ICMS a recuperar e a recolher?

Índice

O que é ICMS a recuperar e a recolher?

O que é ICMS a recuperar e a recolher?

A recuperar - Este termo é usado em impostos pagos no ato da compra de mercadorias. Denomina-se a recuperar pois, quando as mercadorias forem vendidas, este valor pago será reduzido dos Impostos a recolher (referente à venda de mercadorias).

Quando o ICMS a recuperar é maior que ICMS a recolher?

O imposto a recuperar só estará presente nos casos em que o valor de impostos a recuperar são superiores aos impostos a recolher. Em outras palavras, a empresa terá direito ao imposto a recuperar quando tiver realizado mais compras com direito a crédito do que vendas com débitos durante o período.

Como contabilizar o ICMS a recolher?

Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.

Como funciona o ICMS a recuperar?

A recuperação de crédito (ICMS) é justamente a reclamação sobre os incidentes. A partir de uma análise tributária e fiscal, a empresa é capaz de identificar tais valores e pedir o ressarcimento – isso pode acontecer através de descontos em outros tributos ou por meio de retorno financeiro.

Qual a diferença de impostos a recuperar e a recolher?

Diferença entre imposto a recuperar e a recolher Como vimos anteriormente, enquanto o imposto a recolher é uma obrigação da empresa, o imposto a recuperar é um direito. Os impostos a recolher são obrigações da empresa com o governo relativo aos impostos devidos, e são classificados como passivo.

Qual a diferença das contas ICMS a recuperar e ICMS a recolher?

Imposto a recolher: é uma obrigação da empresa (classificado como passivo) e se refere ao imposto que a empresa precisa pagar; Imposto a recuperar: é um direito (classificado como ativo). Os impostos recolhidos são recuperados de acordo com a compensação de tributos.

Como contabilizar ICMS sobre compras e vendas?

3 – Na subguia GERAL, no quadro IMPOSTO A RECUPERAR preencher da seguinte forma:

  1. Campo Conta – Informe a conta ICMS a Recuperar do Ativo Circulante;
  2. Campo Histórico – Informe o histórico do lançamento contábil do ICMS sobre compras;
  3. Campo Imposto Compras – Deixe o campo sem conta informada 'em branco';

Qual a natureza da conta ICMS sobre vendas?

O ICMS s/ venda é uma dedução da Receita Bruta, sua natureza é devedora.

Quando se toma crédito de ICMS?

As empresas optantes pelo Simples Nacional não conseguem se creditar do ICMS proveniente de suas compras. Porém, elas podem conceder crédito de uma parte do percentual do Simples Nacional pertinente ao ICMS quando elas estiverem vendendo para uma empresa do lucro presumido ou real.

Qual é o ICMS a recolher?

O ICMS a recolher é o que a empresa deve pagar. A alíquota de ICMS varia de estado para estado e é cobrada quando um mercadoria é vendida, desse forma, é calculada considerando-se o preço da mercadoria. Do valor a ser pago, deve ser deduzido o ICMS a recuperar.

Qual o valor do ICMS a ser recuperado?

O valor do ICMS a ser recuperado é igual a 12% sobre o valor da compra (R$ 320.000), a ser debitado à conta “ICMS a Recuperar”: D: ICMS a Recuperar – R$ 38.400

Como apurar o ICMS?

Os empreendimentos que se enquadram no Regime Periódico de Apuração do ICMS, se tratando das operações ou prestações de serviços executados, precisam apurar: II – O valor total da Base de Cálculo (BC) das operações ou prestações com débito do imposto e o valor total do respectivo imposto debitado;

Qual a rotina de apuração do ICMS a recolher?

Análise das rotinas de apuração do ICMS a recolher para desenvolvimento de conciliação. Análise das rotinas de apuração do ICMS a recolher para desenvolvimento de conciliação. É identificada a dificuldade que algumas empresas possuem para mensurar o correto saldo da conta de ICMS a recolher.

Postagens relacionadas: