Qual a origem da palavra mungunzá?
Qual a origem da palavra mungunzá?
A palavra mungunzá é de origem africana, especificamente do quimbundo mu'kunza, que significa milho cozido.
Onde foi criado o mungunzá?
O munguzá ou mungunzá é uma iguaria afro-brasileira ou, mais precisamente, afro-baiana. Uma representação do saber culinário africano adaptado a ingredientes brasileiros, vide o leite de côco, com um toque de especiarias indianas que nos chegaram por Portugal, o cravo e a canela.
Para que serve mungunzá?
Alimento é rico em vitaminas do complexo B Assim como as fibras, elas contribuem para um bom funcionamento do organismo, mas não para por aí. Também ajudam a aliviar dores de cabeça, inflamações na boca e na língua, alergias, cansaço e problemas ligados à depressão.
Quem criou o mungunzá?
A rua enfeitada com bandeirinhas é um sinal de que a festa era lá, mas o convidado principal ainda estava sendo preparado na cozinha. Era o mungunzá gigante. A idéia de preparar o prato foi de Alexandre Oliveira, que há nove anos começou a brincadeira.
Onde foi criada a canjica?
Brasil História da Canjica A teoria mais aceita é de que a canjica chegou ao Brasil no período colonial com os africanos escravizados que foram trazidos para cá. A “kanzika” era uma espécie de papa de milho tradicional de várias regiões da África, e por aqui era muito consumida nas senzalas por ser saborosa e barata.
Quais as vitaminas do mungunzá?
A canjica contém proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 e também ácido fólico.
Quem faz dieta pode comer mungunzá?
Então, quem gosta do doce mas não quer ganhar peso precisa abandoná-lo? Afinal, o mungunzá engorda devido ao seu teor alto de açúcar. Não necessariamente. Aliás, ele pode fornecer doses de fibras, proteínas, vitaminas e minerais com seu milho e seus leites.