Como escreve os números egípcios?

Índice

Como escreve os números egípcios?

Como escreve os números egípcios?

O sistema de numeração egípcio baseava-se em sete números chave: 1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000 e 1.000.000, um traço vertical representava 1 unidade, um osso de calcanhar invertido representava o número 10, um laço valia 100 unidades, uma flor de lótus valia 1.000, um dedo dobrado valia 10.000, um girino ...

Como são escritos os números egípcios?

Os números egípcios eram escritos da direita para a esquerda e vice-versa, pois se tratava de um sistema aditivo não posicional (dizemos que é aditivo, pois para saber o valor de um número, deve-se somar o valor dos símbolos, por outro lado, dizemos que é não posicional porque a localização dos símbolos não afeta o valor do número).

Qual o número zero dos egípcios?

Embora os antigos egípcios não conhecessem o numero zero, em muitos escritos deixavam um espaço ente os números, como se fosse para registrar uma quantidade que faltava. Os egípcios sabiam contar ate um milhão e tinham um signo deferente para cada nível , desde a unidade ate a unidade um milhão.

Qual o sistema egípcio de numeração?

O sistema egípcio de numeração contava com sete símbolos. Com uma barra vertical se expressava o número 1. Um laço dobrado em forma de n para o número 10. Uma corda enrolada em espiral correspondia ao número 100. Uma flor de lótus para o 1000. O dedo indicador apontando para cima representava o número 10.000. Um animal com cauda para o 100.000.

Qual o valor de uma figura em números egípcios?

Ao contrário do sistema decimal atual, onde quanto mais à esquerda é uma figura dentro de um número aumenta seu valor, ao escrever em números egípcios não há uma ordem certa. Se, por exemplo, atribuímos à letra D o valor de 10, e ao U o valor de um, escrevendo o número 34 de acordo com o sistema egípcio seria: DDDUUUU.

Postagens relacionadas: