O que significa empresa inapta no CNPJ?

Índice

O que significa empresa inapta no CNPJ?

O que significa empresa inapta no CNPJ?

De acordo com a Receita Federal, sua empresa pode ser qualificada como CNPJ inapto se ocorrer a omissão de demonstrativos e declarações por pelo menos dois exercícios consecutivos. ... Dentre as obrigações que, se não cumpridas, podem deixar um CNPJ inapto estão estão: Relação Anual de Informações e Salários (RAIS);

Quanto tempo uma empresa inapta e Baixada?

CNPJ baixado Para isso existem normativas que estabelecem orientações sobre a baixa, como a Instrução Normativa nº 1863/2018. Assim se a empresa tiver sido intimada por edital e não regularizar a situação no prazo de 60 dias, é declarada inapta.

Como dar baixa no CNPJ inapto?

Assim se a empresa tiver sido intimada por edital e não regularizar a situação no prazo de 60 dias, é declarada inapta. Por isso, a mesma deve fazer uma declaração e encaminhar à Receita Federal, solicitando o restabelecimento de sua inscrição que foi baixada.

Quais as consequências do CNPJ inapto?

Um CNPJ Inapto oferece diversas consequências negativas e complicações a um negócio. De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.6, a inscrição se torna inválida para fins cadastrais. Além de não poder participar de novas inscrições e ainda ter o cadastro baixado.

Quais são os motivos de uma empresa inapta?

Foto: Gratisography Veja, a seguir, os motivos que tornam uma empresa inapta e como regularizar a situação para reativar o CNPJ.

Por que o CNPJ pode ser uma grande encrenca?

O problema é que muitas dessas instituições acabam deixando essas obrigações de lado, muitas vezes por falta de conhecimento e a correta orientação profissional. Isso porque sua atividade não está ligada à geração de lucro e, sim, por um exercício espiritual, assistencialista ou filantropia. Mesmo assim, um CNPJ inapto pode ser uma grande encrenca.

Como reativar o CNPJ?

Para reativar o CNPJ, o representante da empresa deverá protocolar em uma unidade da Receita Federal um pedido de regularização dirigido ao titular da unidade, juntamente com a apresentação de documentos que comprovem a inexistência dos motivos que levaram o CNPJ a ser declarado inapto por localização desconhecida.

Postagens relacionadas: