Qual a regência do verbo responder quando possui o sentido de dar resposta dizer ou escrever em resposta de outro exemplo?

Índice

Qual a regência do verbo responder quando possui o sentido de dar resposta dizer ou escrever em resposta de outro exemplo?

Qual a regência do verbo responder quando possui o sentido de dar resposta dizer ou escrever em resposta de outro exemplo?

b) Quando o verbo responder possui o sentido de “replicar”, “retorquir”, é um verbo transitivo que pede, normalmente, um objeto indireto: Exemplo: O escritor respondeu às críticas.

Como escrever responder?

Conjugação do verbo responder

  1. Tipo do Verbo: regular.
  2. Infinitivo: responder.
  3. Gerúndio: respondendo.
  4. Particípio Passado: respondido.

Qual a regência de responder?

Responder como verbo transitivo indireto Com apenas um complemento, o verbo responder é um transitivo indireto, cuja regência é feita com a preposição a, quer o complemento se refira a pessoas ou a coisas. Respondeu ao professor.

Quem responde responde a algo?

Responder como verbo transitivo indireto Com apenas um complemento, o verbo responder é um transitivo indireto, cuja regência é feita com a preposição a, quer o complemento se refira a pessoas ou a coisas. Respondeu ao professor. Respondeu à mãe. Respondeu aos familiares.

Qual o significado do verbo responder?

Verbo Responder. Gerúndio: respondendo. Particípio passado: respondido. Infinitivo: responder. Tipo de verbo: regular. Transitividade: transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo. Separação silábica: res-pon- der.

Qual a melhor forma de responder a isso?

Eu penso que uma boa forma de responder a isso, e que eu uso recorrentemente mesmo que o remetente não tenha pedido, é a seguinte: Confirmo boa recepção da sua mensagem, a qual mereceu a minha maior atenção. Agradeço desde já a sua mensagem, a qual mereceu a nossa boa atenção.

Será que a pergunta foi respondida?

Quando se diz que “a pergunta foi respondida”, uma frase de uso corrente, a voz passiva deixa clara a interpretação do verbo como transitivo direto. Acho que isso explica o cisma entre as duas professoras de português consultadas por Godinho.

Será que ninguém respondeu?

(Note-se que responder pode ser intransitivo também, como na seguinte frase: “Chamei, mas ninguém respondeu”. Mas isto não vem ao caso no momento.) Até aqui estamos falando do uso clássico, com o qual qualquer falante estará a salvo da sanha corretora de chefes e professores.

Postagens relacionadas: