O que quer dizer a palavra psicomotricidade?

Índice

O que quer dizer a palavra psicomotricidade?

O que quer dizer a palavra psicomotricidade?

O prefixo psico vem do grego Psyché, que significa alma, espírito. ... Já a palavra motriz significa movimento. Assim, psicomotricidade é o estudo do indivíduo tendo o movimento como aspecto centralizador.

Quais os principais conceitos da psicomotricidade?

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

O que significa a palavra psicomotricidade em sua divisão?

A palavra "psicomotricidade" vem do termo grego psiché = alma e do verbo latino moto = mover frequentemente, agitar fortemente. A psicomotricidade está relacionada com o processo de maturação, no qual o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, sendo sustentada pelo movimento, intelecto e afeto.

Quais são as funções da psicomotricidade?

A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. ... O movimento humano é construído em função de um objetivo.

Quais são as principais intervenções da psicomotricidade?

Quanto ao aspecto da intervenção na área da psicomotricidade, foi verificado que há basicamente três áreas de atuação: educação, reeducação e terapia psicomotora.

Quais os tipos de psicomotricidade?

As Áreas da Psicomotricidade

  • Coordenação Fina e Óculo-Manual.
  • Esquema Corporal.
  • Lateralidade.
  • Estruturação Espacial.

Quais são as habilidades psicomotoras?

As habilidades psicomotoras são importantes para o desenvolvimento da criança e várias atividades podem ajudar na aquisição destas habilidades. São elas: esquema corporal, motricidade ampla, motricidade fina, percepção espacial, percepção temporal.

Quais os 3 pilares para um bom desenvolvimento motor?

Compreendendo o desenvolvimento motor

  • Capacidade funcional – capacidade que temos de existir, mover, trabalhar, etc;
  • Idade – com o avançar da idade ocorre o desenvolvimento;
  • Mudança sequencial – significa que um passo leva a outro passo de maneira reversível e ordenada, resultado de interações físicas e ambientais.

Como a psicomotricidade deve ser considerada?

A psicomotricidade não deve ser considerada como uma matéria entre outras. Isto é, não deve dispor apenas de um momento ou um ambiente específico na programação escolar. Qualquer que seja a atividade ou tema utilizado, a psicomotricidade vai estar presente.

Qual a base científica da psicomotricidade?

A base científica da Psicomotricidade é construída sobre conhecimentos de disciplinas como Biologia, Psicologia, Psicanálise, Sociologia, Linguística e outras. O surgimento foi na França, há mais de um século. No Brasil, a Psicomotricidade chegou no final da década de 1960 e passou a ganhar cada vez mais espaço a partir dos anos 1970.

Quem criou a Psicomotricidade da criança?

O primeiro a criar a noção de psicomotricidade da criança foi o neuropsiquiatraDupré (1909),a partir dos seus estudos sobre a síndrome da debilidade mental. Esses estudos têm sua predominância centrada numa concepção biomédica e numa visão cartesiana/newtoniana, vigente na época entre os cientistas (CAPRA, 1982).

Qual o caráter preventivo da psicomotricidade?

Fonseca (1996) destaca o caráter preventivo da psicomotricidade, afirmando ser a exploração do corpo, em termos de seus potenciais uma "propedêutica das aprendizagens escolares", especialmente, a alfabetização.

Postagens relacionadas: