Como se faz uma frase declarativa?

Índice

Como se faz uma frase declarativa?

Como se faz uma frase declarativa?

As frases declarativas são aquelas que usamos para afirmar alguma coisa. Elas podem ser afirmativas ou negativas e levam um ponto final....Frases declarativas afirmativas:

  1. Ele estudou para a prova.
  2. Jorge aprendeu a fazer churrasco.
  3. No próximo feriado, iremos para o Rio de Janeiro.

O que é frase 6 ano?

é todo enunciado de sentido completo, podendo ser formada por uma só palavra ou por várias, podendo ter verbos ou não. A frase exprime, através da fala ou da escrita: IDEIAS, EMOÇÕES, ORDENS E APELOS.

Qual o ponto termina a frase declarativa?

O ponto final ( . ), ou simplesmente ponto, é um sinal gráfico que como o próprio nome indica, é utilizado no final de frases declarativas ou imperativas (afirmativas ou negativas), marcando uma pausa mais longa.

Como terminar uma frase declarativa?

A frase declarativa expressa uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo. Termina com ponto-final. Exemplos de frases: Eu estou com a palavra agora.

Quais são as frases imperativas?

4 Exemplos de frases imperativas 1 Faça seu dever de casa hoje. [Ordem] 2 Não esqueça a toalha em cima da cama. [aviso] 3 Faça meu café da manhã, por favor. [pedido] 4 Por favor, tira seu carro daqui. [pedido]

Qual o significado do imperativo?

No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica. O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente.

Quais as formas do imperativo afirmativo?

No imperativo afirmativo, a 2.ª pessoa do singular (tu) e a 2.ª pessoa do plural (vós) derivam do presente do indicativo, sendo retirado o -s final das formas conjugadas no presente. Presente do indicativo: Tu estudas. Vós estudais. Imperativo afirmativo:

Qual o principal erro na utilização do imperativo?

O principal erro na utilização do imperativo está relacionado com a confusão existente entre a 2.ª pessoa do discurso (tu) e a 3.ª pessoa do discurso (você). A maioria dos brasileiros utiliza a 3.ª pessoa do discurso, mas utiliza o imperativo na 2.ª pessoa do discurso, havendo assim falta de uniformidade e coesão.

Postagens relacionadas: