Como escreve Vem com a gente?
Como escreve Vem com a gente?
Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
Como se escreve a gente vai?
A gente, escrito separado, é uma locução pronominal equivalente ao pronome pessoal reto nós:
- a gente vai;
- a gente espera;
- a gente quer;
- a gente pode;
- a gente sabe.
Qual pronome substitui a gente?
Nós é um pronome pessoal reto que indica um grupo e a gente é uma locução pronominal com valor semântico de nós. Assim, nós e a gente podem ser utilizados como sinônimos, tendo apenas atenção para a distinta conjugação do verbo.
Que pronome tem o mesmo sentido da expressão a gente?
c) A expressão 'a gente' é uma locução pronominal cujo sentido é equivalente ao pronome 'nós'. Geralmente, essa expressão é mais utilizada na fala (oralidade), já que, na modalidade escrita (como em textos literários e jornalísticos), o emprego do pronome 'nós' mostra-se mais adequado.
Qual o significado da palavra vêm?
Já a palavra vêm, no plural, tem o mesmo significado, mas está conjugada na terceira pessoa do plural. Meus primos vêm me visitar amanhã. Eles vêm pra cá de avião, devemos encontrá-los no aeroporto. Uma observação importante: jamais confunda vem/vêm com veem!
Qual o significado da palavra gente?
A gente. A gente, quando escrito separado, é a junção do artigo definido singular “a” e do substantivo feminino “gente”. Embora a palavra gente normalmente seja um sinônimo para pessoa ou homem, quando escrito com a adição do “a”, acaba sendo uma maneira informal de se referir à primeira pessoa do plural (nós).
Como usar a gente e a gente?
Sim, elas são homófonas (palavras ou expressões diferentes cuja pronúncia é a mesma), mas semanticamente elas não possuem similaridades. Observe quando e como usar a gente, agente e há gente: ● A gente: Trata-se de uma locução pronominal semanticamente equivalente ao pronome nós.
Qual a diferença entre gente e nós?
● A gente: Trata-se de uma locução pronominal semanticamente equivalente ao pronome nós. Deve ser conjugada na terceira pessoa do singular e evitada na modalidade escrita (especialmente nos textos não literários ), já que está muito associada ao coloquialismo.