Como se estrutura o predicado de uma oração?

Índice

Como se estrutura o predicado de uma oração?

Como se estrutura o predicado de uma oração?

Assim como o sujeito, o predicado também apresenta um núcleo, ou seja, a palavra mais importante, aquela que contém a ideia central. O predicado sempre terá dois tipos de núcleos: um verbo ou um nome (substantivo ou adjetivo). Observe: Os estudantes protestaram contra a corrupção.

Como se classifica o predicado da oração e andar descalço?

Predicado verbo-nominal. ... A função sintática de descalço é predicado do sujeito.

Qual a estrutura básica de um predicado nominal?

Chamamos de predicado nominal a oração cujo núcleo é um nome, ou seja, um substantivo, adjetivo ou pronome, que indica a qualidade ou o estado do sujeito. O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito.

O que é o núcleo do predicado verbal?

Chamamos de predicado verbal quando o núcleo do predicado é um verbo ou uma locução verbal.

Quais são os predicados das orações?

Pela ordem, os predicados das orações acima classificam-se como: Paulo está adoentado. Paulo está no hospital. a) O predicado é verbal em I e II. b) O predicado é nominal em I e II. c) O predicado é verbo-nominal em I e II. d) O predicado é verbal em I e nominal em II.

Quais são os exemplos de predicado?

Exemplos de predicado. Mariana e Pedro foram ao cinema. Minha avó fez um bolo de laranja delicioso. Meus antigos vizinhos mudaram de casa na semana passada. Tipos de predicado. O predicado pode ser classificado em predicado nominal, predicado verbal e predicado verbo-nominal, conforme a classificação do seu núcleo.

Quais são os sujeitos de predicado?

Ao retirarmos, portanto, esses sujeitos, o que nos restar na oração ou frase será o nosso predicado. Já nos exemplos 3 e 4, não temos um sujeito expresso. Em 3, o sujeito é indeterminado; e em 4, o sujeito não existe. Portanto, as frases 3 e 4 são totalmente constituídas de predicado.

Como é formada a oração?

A oração é formada por um sujeito oculto quando o sujeito não está apresentado na frase, mas é possível de ser identificado analisando o verbo presente da frase. Pode ser chamado de sujeito elíptico, desinencial ou implícito. Confira nos exemplos: - Dançamos muito na boate ontem à noite.

Postagens relacionadas: