Para que serve o óleo melaleuca?

Índice

Para que serve o óleo melaleuca?

Para que serve o óleo melaleuca?

Devido às propriedades antissépticas já relatadas, o óleo essencial de melaleuca é muito utilizado como conservante nas formulações. Ele combate infecções por bactérias e fungos na pele, regenera machucados e promove cura dos tecidos.

Como extrair óleo de melaleuca em casa?

3.2 Extração do óleo essencial As folhas de Melaleuca alternifolia foram fragmentadas em três porções de 75 g cada e submetidas à extração por arraste a vapor em aparelho do tipo Clevenger com 1,5 L de água destilada e deixadas em aquecimento por 4 e 6 horas.

Como se extrai o óleo essencial de uma planta?

Os principais métodos de extração de óleos essenciais das plantas são enfloração ou enfleurage, destilação por arraste de vapor e extração com solventes orgânicos.

Qual a composição do óleo de melaleuca?

Os principais constituintes são o terpinen-4- ol, 1,8-cineol, α-terpineno, γ-terpineno, α-pineno, β-pineno, α-terpineol, ρ-cimeno e álcoois sesquiterpenos, representando cerca de 90% do óleo (Brophy et al., 1989).

Como extrair óleo em casa?

Destilação a Vapor Este é o método mais utilizado no mundo inteiro para extração de Óleos Essenciais. Consiste em submeter o material vegetal à ação do vapor d'água extraindo o óleo por meio do “arraste do vapor”.

Como funciona o óleo essencial de melaleuca?

Em inúmeros testes e estudos o óleo essencial de melaleuca tem se mostrado eficaz no tratamento da acne. Seu uso tópico ajuda a acalmar a vermelhidão, inchaço e inflamação. Além disso, ele pode até ajudar a prevenir e reduzir as cicatrizes deixadas pela acne. Seu uso, associado com argilas, ajuda a clarear e iluminar a pele.

Como aplicar o óleo de melaleuca na pele?

Para aproveitar esses benefícios, use todas as noites géis com concentração de 5% de óleo de melaleuca ou dilua três gotas do mesmo em 10 ml de óleo vegetal de jojoba para aplicar na pele. Ainda assim, vale procurar um dermatologista ou aromaterapeuta para avaliar e recomendar a dose certa para cada caso.

Qual o efeito colaterais do óleo de melaleuca?

O óleo de melaleuca é seguro quando diluído adequadamente, mas isso ainda não descarta a possibilidade de efeitos colaterais. Dentre esses, pode ocorrer inflamações na boca, irritações na pele (ardor, comichão, vermelhidão, erupção cutânea, queimação), lesões no ouvido, dor de estômago, fadiga e sonolência, diarreia, fraqueza ou náusea.

Como usar o óleo de melaleuca em máscaras faciais?

O uso do óleo para eliminar as bactérias e limpar os poros funciona melhor se feito regularmente. Você pode usar o óleo de melaleuca no horário que quiser. O tratamento deve reduzir o surgimento das espinhas e a vermelhidão decorrente da infecção constante sob a superfície da pele. Use o óleo de melaleuca em máscaras faciais caseiras.

Postagens relacionadas: