O que é e como fazer adubação verde?

Índice

O que é e como fazer adubação verde?

O que é e como fazer adubação verde?

Resumo: Adubação verde é uma prática agrícola que consiste no uso de certas plantas que são capazes de reciclar os nutrientes presentes em camadas profundas do solo, ou na atmosfera, tornando o solo mais fértil e mais produtivo. Essas plantas são rústicas e têm sistema radicular forte.

Quais plantas podem ser utilizadas na técnica de adubação verde em substituição aos fertilizantes sintéticos?

Espécies de adubos verdes: leguminosas

  • Calopogônio (Callopogonium mucunoides) ...
  • Ervilhaca (Vicia sativa) ...
  • Feijão-de-porco (Canavalia ensiformis) ...
  • Lablab (Lablab purpureus) ...
  • Soja-perene (Neonotonia wightii) ...
  • Tremoço (Lupinus albus) ...
  • Aveia-branca (Avena sativa) ...
  • Aveia-preta (Avena trigosa)

São espécies utilizadas para a adubação verde?

Por isso, as principais espécies utilizadas na adubação verde são leguminosas como guandu, crotalária e mucuna, entre outros. Mas nem sempre a necessidade do produtor é de adicionar nitrogênio ao solo.

Quais são os principais benefícios da adubação verde?

“A adubação verde melhora a qualidade do solo e a absorção de nitrogênio. Aprendemos também como fazer melhor o controle biológico de pragas. E como trabalhar com os produtos naturais para diminuir a perda de hortaliças e, assim, aumentar o lucro”, diz Cília.

Qual o melhor adubo verde?

Além disso, plantas nativas da sua região sempre vão ser as melhores opções para a adubação verde, já que estão adaptadas ao clima, pragas e doenças da região. Segundo a Embrapa, espécies anuais mais usadas são: crotalárias, feijão-de-porco, mucunas, feijão-caupi e guandu.

Como a adubação verde consegue recuperar solos degradados?

“A adubação verde ainda promove o controle de insetos-pragas, doenças, fitonematoides e plantas invasoras, reduzindo as aplicações dos vários pesticidas. Também serve para controlar a erosão – hídrica ou eólica, minimizando as perdas de solo e, consequentemente, de água, nutrientes e matéria orgânica.”

Quais as plantas mais usadas para a adubação verde e como é que incorporada no solo?

As leguminosas anuais mais usadas são: crotalárias, feijão-de-porco, mucunas, feijão-caupi e guandu. As perenes mais utilizadas são: amendoim forrageiro, calopogônio, galáxia, cudzu tropical e siratro. Dentre as arbóreas, as mais recomendadas são a gliricídia e a eritrina.

Quais as espécies de leguminosas mais utilizadas no Brasil para a adubação verde?

As leguminosas anuais mais usadas são: crotalárias, feijão-de-porco, mucunas, feijão-caupi e guandu. As perenes mais utilizadas são: amendoim forrageiro, calopogônio, galáxia, cudzu tropical e siratro. Dentre as arbóreas, as mais recomendadas são a gliricídia e a eritrina.

Como cultivar a adubação verde?

As plantas da adubação verde podem ser cortadas para oferecer ainda mais nutrientes para a plantação. Cultivo em faixas – quando se cultivam faixas de leguminosas (perenes ou semi perenes) separando talhões de culturas. Essas leguminosas podem ser podadas periodicamente para adubar as culturas.

Qual o segredo da adubação verde?

O aumento da presença de nitrogênio no solo favorece o aumento da produção de biomassa vegetal. Foram necessários mais de dois mil anos para que os cientistas descobrissem o segredo da refertilização pela adubação verde através das leguminosas.

Como economizar com a adubação verde?

Lembre-se de colocar nessa conta os inúmeros benefícios da adubação verde, e o que você economiza com a prática. Dependendo da espécie utilizada, você pode economizar com adubação nitrogenada, descompactação do solo, nematicidas, entre outros.

Qual a diferença entre a cobertura verde e adubação verde?

Essa prática forma uma cobertura morta através dos resíduos das plantas que ficam na superfície do solo, levando mais tempo para disponibilizar nutrientes. Você pode perceber que a diferença entre plantas de cobertura e adubação verde está apenas no manejo empregado em cada uma delas.

Postagens relacionadas: