Como fazer a análise de um DRE?

Índice

Como fazer a análise de um DRE?

Como fazer a análise de um DRE?

Há duas formas de análise para compreender melhor a DRE: análise horizontal e análise vertical. A análise horizontal tem como base as informações ao longo do tempo, ou seja, demonstra a evolução dos saldos contábeis do negócio e confronta os dados ao longo dos anos.

Como usar a DRE para analisar seu negócio?

As melhores dicas para analisar a DRE de uma empresa

  1. + Receita Operacional Bruta: valores ganhos com a venda de serviços e/ou mercadorias;
  2. – Deduções da Receita: descontos e impostos sobre as vendas;
  3. = Receita Operacional Líquida: soma dos dois itens acima;
  4. – Despesas Diretas: custos de aquisição de mercadorias;

Por que é importante fazer a análise vertical?

Por que é importante fazer a análise vertical? A análise vertical detalha a participação de cada item do balanço patrimonial sobre os ativos ou passivos totais. Por exemplo, qual é o percentual dos ativos circulantes (recursos disponíveis no curto prazo) em relação ao total dos ativos.

Quais são os indicativos da análise de Dre?

Alguns exemplos de dados que podem aparecer na análise de DRE são despesas variáveis, gastos com pessoal, contribuição social e muitos outros. Porém sejam quais forem os indicativos, o objetivo final é entender se o planejamento financeiro está funcionando ou não, rever estratégias, cortar custos e fortalecer a sua marca.

Qual a diferença entre a análise horizontal e vertical?

A Análise Horizontal e Vertical é a forma mais comum de expressar a análise das demonstrações contábeis, pois, apesar de sua simplicidade, elas irão destacar as variações mais importantes no Balanço Patrimonial e na Demonstração de Resultado do Exercício.

Quais são os itens da estrutura do Dre?

Lembra que mencionamos os itens da estrutura? Para início de análise, levamos em consideração que a construção do DRE acontece a partir de valores que são referentes à receita bruta de vendas ou serviços prestados e suas deduções (impostos e abatimentos).

Postagens relacionadas: