Como se faz a graduação de uma escala Termometrica?

Índice

Como se faz a graduação de uma escala Termometrica?

Como se faz a graduação de uma escala Termometrica?

A fim de graduar uma escala termométrica, tomam-se pontos de referência de estados térmicos bem definidos e de fácil obtenção, chamados de pontos fixos, obtidos sob pressão normal. O primeiro ponto fixo é o ponto de gelo (ponto de fusão), e o segundo é o ponto de vapor (ebulição da água).

Como é feita a calibração ou graduação de um termômetro?

A graduação de um termômetro consiste basicamente na determinação dos chamados pontos fixos . Os pontos fixos servem como referência para medida de todos os outros valores de temperatura. Essa graduação é feita a partir de uma substância pura, no caso a água a uma pressão de 1 atm (atmosfera).

Como é feita a calibração de um termômetro?

1 – Prepare um copo com gelo picado e preencha com água gelada; 2 – Mexa e insira a haste do termômetro até o meio do copo, sem tocar as paredes ou fundo, deixando por pelo menos 15 segundos. A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está calibrado.

Quais são os dois pontos fixos da escala Celsius?

A escala Celsius tem dois pontos fixos. A temperatura de uma mistura de água líquida e gelo em equilíbrio é definida como sendo zero grau Celsius (0 oC) e a temperatura de uma mistura de água líquida e vapor em equilíbrio é definida como sendo cem graus Celsius (100 oC). A escala Celsius é linear e centígrada.

Quais são as escalas termométricas?

Ouvir: Conversão de Escalas Termométricas. As Escalas Termométricas A temperatura é uma medida do nível de energia térmica de um material. Essa medida é feita por meio de termômetros e a temperatura é independente da massa do corpo.

Como é feita a graduação do termômetro?

Essa graduação é feita a partir de uma substância pura, no caso a água a uma pressão de 1 atm (atmosfera). O primeiro ponto fixo é obtido mergulhando-se o termômetro em um recipiente que contenha gelo em fusão. Já o segundo ponto fixo é determinado mergulhando-se o termômetro em um recipiente que contenha água em ebulição.

Como transformar uma escala de temperatura em outra?

Veja dois exemplos de transformação de uma escala de temperatura em outra: Para transformar a temperatura 150 K (Kelvin) para graus Celsius, basta utilizar a expressão: 2º) Transformar 75 o F para a escala Celsius: Para transformar a temperatura 150 K (Kelvin) para graus Celsius, basta utilizar a expressão:

Quais são as substâncias termométricas?

Essas substâncias recebem o nome de substâncias termométricas e a grandeza que varia com a temperatura recebe o nome de grandeza termométrica. Régua metálica quando aquecida sofre um aumento em seu comprimento.

Postagens relacionadas: