Como é feito o processo de mergulhia?

Índice

Como é feito o processo de mergulhia?

Como é feito o processo de mergulhia?

Especificamente, a mergulhia consiste em fazer um corte parcial em um ramo, dobrá-lo, prendê-lo ao solo com um grampo de metal e cobri-lo de terra. O contato da região do corte com o solo estimula o enraizamento. Quando este já é suficiente para manter a nova planta, o ramo é cortado da planta-mãe.

Como fazer muda por mergulhia?

Para fazer a mergulhia basta enterrar os galhos na terra deixando só a pontinha do lado de fora. As raízes nascem nas bases dos galhos. Nessa fase, o importante é manter o substrato bem úmido para que ocorra o enraizamento. O substrato deve estar úmido mas não encharcado!

O que é processo mergulhia?

MERGULHIA - A mergulhia é um processo de multiplicação vegetativa que consiste em enterrar um ramo ou parte de um ramo da planta com a finalidade de provocar a formação de raízes.

O que a técnica da mergulhia e alporquia possuem em comum?

A alporquia é muito semelhante à mergulhia, diferindo desta por ser utilizada sem vergar os ramos até o solo, levando pelo contrário o solo até o ramo. A alporquia também pode ser chamada de mergulhia-aérea.

Quais plantas fazem mergulhia?

Isso é feito através do enterramento (mergulho) de um ramo ainda ligado à planta, sendo por isso chamado de mergulhia. Comercialmente, algumas espécies são multiplicadas dessa forma: jabuticabeira, macieira, abieiro, camu-camueiro, entre outras. Desenho esquemático da técnica de mergulhia.

Como fazer muda de Columéia?

Para fazer mudas desta planta basta cortar pedacinhos dos talos, limpar as folhas de base, cuidando para não romper as gemas. Enterrar em substrato poroso, que poderá ser areia de construção, perlita, vermiculita ou casca de arroz carbonizada. Deixar em cultivo protegido, mantendo a umidade.

Qual a diferença entre a mergulhia simples e a contínua?

Na modalidade contínua chinesa, o ramo é enterrado ao longo do seu comprimento, ficando à mostra apenas a extremidade apical. ... É semelhante à mergulhia simples normal, com a diferença de se poder obter várias novas plantas de uma única, dependendo do interesse e do tamanho do ramo-mergulho.

Postagens relacionadas: