Como é feito o diagnóstico parasitológico da estrongiloidíase?

Índice

Como é feito o diagnóstico parasitológico da estrongiloidíase?

Como é feito o diagnóstico parasitológico da estrongiloidíase?

O diagnóstico é feito pelo achado de larvas em fezes ou no conteúdo do intestino delgado ou, às vezes, escarro, ou pela detecção de anticorpos no sangue. O tratamento é feito com ivermectina ou albendazol. (Ver também Abordagem a infecções parasitárias.)

Qual é a melhor maneira de prevenção dos casos graves de estrongiloidíase disseminada?

A melhor estratégia de prevenção das formas graves é identificar e tratar pacientes infectados e os de "alto risco" antes de iniciar imunossupressores9. Em estudo recente6, a maioria dos pacientes que apresentaram estrongiloidíase disseminada utilizou altas doses de corticóide por mais de três semanas.

Como tratar strongyloides Stercoralis?

O tratamento para estrongiloidíase normalmente é feito com medicamentos antiparasitários, em comprimido, orientados pelo clínico geral, como:

  1. Albendazol;
  2. Tiabendazol;
  3. Nitazoxanida;
  4. Ivermectina.

Quais pacientes podem desenvolver a forma disseminada da estrongiloidíase?

Indivíduos imunodeprimidos são considerados uma população de risco para o desenvolvimento de estrongiloidíase grave, em que a hiperinfecção/disseminação está relacionada com uma síndrome de autoinfecção acelerada, que, em muitos casos, está associada com algum comprometimento no sistema imune.

Como diagnosticar strongyloides Stercoralis?

O diagnóstico do S. stercoralis pode ser feito: (a) pela identificação das larvas nas fezes; (b) por pesquisa de antígenos nas fezes com métodos imunológicos ou de biologia molecular; ou (c) por identificação, no sangue circulante, de anticorpos anti-antígenos do parasita.

São condições que podem favorecer o quadro de estrongiloidíase disseminada?

Os fatores relacionados à maior probabilidade de ocorrência de estrongiloidíase disseminada são aqueles que causam depressão da imunidade celular (células T).

Qual a via de entrada para os strongyloides Stercoralis?

A infecção começa através do contato da pele humana com larvas filariformes do Strongyloides stercoralis, ocorre muitas vezes quando o indivíduo caminha descalço sobre o solo contaminado e larvas filarioides infecciosas penetram na pele.

Postagens relacionadas: