Como deve ser feito o descarte de lâmpadas fluorescentes?

Índice

Como deve ser feito o descarte de lâmpadas fluorescentes?

Como deve ser feito o descarte de lâmpadas fluorescentes?

DESCARTE ADEQUADO - A orientação é que lâmpadas fluorescentes a serem descartadas sejam armazenadas na embalagem original e, sem quebrá-la, o consumidor deve levá-la ao ponto de coleta mais próximo.

Onde armazenar lâmpadas?

Por se tratar de um item frágil, o armazenamento de lampadas deve ser feito com o máximo cuidado e segurança, evitando quedas ou choques. Uma das principais soluções usadas nos armazéns é a verticalização, que reduz o tempo de manuseio e a movimentação das embalagens.

Como transportar lâmpadas fluorescentes?

Tratamentos de Lâmpadas Fluorescentes Após estarem embaladas individualmente, as lâmpadas devem ser acondicionadas em recipiente portátil ou caixa resistente apropriada para o transporte, de forma a evitar a quebra das mesmas.

Onde descartar lâmpadas fluorescentes na Zona Leste?

As lojas em São Paulo compreendem os supermercados Walmart, Sams Club, Todo Dia, Maxxi, Mercadorama e Big. A Leroy Merlin é uma rede de varejo que possui postos de coleta seletiva em todas as unidades para recolhimento, descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes.

Como deve ser feito o descarte de lâmpadas?

No caso de lâmpadas fluorescentes quebradas, o cuidado deve ser ainda maior. O indicado é que os pedaços da lâmpada sejam descartados dentro de garrafas PET ou embalagens Tetrapak, fechadas com fita adesiva para evitar a contaminação por mercúrio.

Como é feito o descarte das lâmpadas que não tem mais utilidade?

Elas são recicláveis, portanto, é recomendado que se faça o descarte em postos de coleta para que vá para reciclagem. Mas se no último caso você não possa ir, não tem problema descartar em lixo comum, apenas embrulhe a lâmpada com jornal e depois papelão para que ela não quebre e acabe machucando os garis.

Onde colocar as lâmpadas usadas?

Empresas, instituições, prédios públicos e espaços de grande circulação podem ajudar muito no processo de descarte consciente de lâmpadas fluorescentes. Basta instalar um coletor para lâmpadas usadas em um local de destaque e sinalizar que ali é um ponto de coleta de lâmpadas.

Qual tipo de lâmpada não precisa ser descontaminada?

Descartar Lâmpadas Incandescentes As lâmpadas incandescentes são produzidas basicamente por vidro, metal e o filamento de tungstênio (não possuindo nenhum componente tóxico). Mas apesar disso, esse tipo de lâmpada não é reciclável, já que a composição de seu vidro é diferente, contando com pequenas partículas de metal.

Como transportar uma lâmpada?

Embalar as lâmpadas tubulares, compactas ou HID inservíveis (usadas), sem danos aparentes, e colocá-las preferencialmente em suas embalagens originais, mantendo-as intactas e protegidas contra eventuais choques que possam provocar rupturas.

Como descartar as lâmpadas fluorescentes?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio metálico (Hg) e devem ser descartadas em local adequado. Em caso de quebra do vidro da lâmpada, o vapor de mercúrio é liberado no ar e, pode causar febre, tremor, sonolência, dor de cabeça e náusea caso seja inalado.

Como lavar a lâmpada fluorescente?

Lave bem as mãos com água corrente e sabão neutro. Se a lâmpada fluorescente quebrou em cima de roupas de cama ou qualquer outro tipo de material que tenha contato direto com o corpo, esta peça não pode mais ser utilizada, mesmo após lavagem! Ela tem que ser destacada, pois o contato com o mercúrio a inutilizou.

Como fazer o descarte de lâmpadas?

Procure embalá-la bem em papel ou caixa de papelão ou qualquer outro recipiente que evite que ela quebre ou tenha atrito. Para fazer o descarte de maneira correta a VG Resíduos recomenda a você procurar postos que aceitam lâmpadas comuns ou até mesmo a prefeitura de sua cidade ou empresas que são especializadas neste tipo de tratamento.

Qual a logística reversa para lâmpadas fluorescentes?

Um Acordo Setorial para a implantação da logística reversa para as lâmpadas Fluorescentes, de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista foi estabelecido com o objetivo de garantir a participação de todas as empresas que atuam no mercado, uma vez que praticamente 100% destas lâmpadas no Brasil são importadas.

Postagens relacionadas: